A Prefeitura de Alagoinhas, através de parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (SEDEA) e a Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), promoveu ontem (26) uma palestra do projeto “Eco Kids” junto à escola municipal Jardim Petrolar.
O projeto é uma iniciativa do Ministério Público (MP/BA) voltado para alunos do ensino fundamental que tem como objetivo fortalecer a educação ambiental na rede municipal, alertando sobre a importância de preservação do meio ambiente.
Na atividade desta quinta-feira, o tema escolhido entre alunos e professores para o debate foi “Destinação de Resíduos Sólidos”, e quem ministrou a palestra foi a engenheira sanitarista e ambiental da SEDEA, Lais Souza.
Segundo ela, o enfoque principal da ação era discutir formas de destinação adequada para os resíduos sólidos, promovendo uma reflexão sobre consumo, descarte e preservação do meio ambiente. “A palestra com essas crianças é importante começando por aí: repensar. Por que precisamos consumir tanto? Precisamos conscientizar sobre a redução do consumo e o ideal é discutir desde cedo. Também destacamos a importância de se destinar esse material aos locais adequados, fazendo uma separação de resíduos para a coleta seletiva, que é um caminho de renda para muitas pessoas. Nem tudo é lixo. Pode ser uma fonte de renda por meio de uma cooperativa. É fundamental pensarmos sobre as consequências causadas pelo descarte inadequado do lixo”, explicou Lais Souza.
O Secretário de Desenvolvimento e Meio Ambiente, José Edésio Cardoso, enfatizou que a SEDEA apoia essas iniciativas e que a equipe técnica trabalha para fomentar ações de educação ambiental que contribuam à construção de uma cidade que se desenvolva sustentavelmente. “Tudo começa pela educação”, pontuou.
A SEDEA informou que, ao final do projeto, será elaborada uma revista com o material das atividades promovidas. A previsão é de que novas ações educacionais continuem sendo realizadas e implementadas pela secretaria.