O professor do Ifbaiano, Genivaldo Cruz, criticou na manhã de hoje(03), em entrevista concedida ao programa Primeira Mão, da rádio Ouro Negro 100,5 FM, a falta de de preparo dos vereadores de Alagoinhas nas discussões das principais demandas da cidade.

Para o educador, que já exerceu mandato parlamentar na cidade de Pedrão e cita com orgulho o fato de ter participado na inelegibilidade de dois ex-prefeitos daquele município por mal uso de recursos públicos, falta no Legislativo Municipal alagoinhense uma atuação mais forte na elaboração de leis e na fiscalização do executivo.

Ele afirmou que os principais problemas do município derivam não só de uma falta de ação do executivo, mas também do Legislativo.

A relação de interdependência entre o mandato parlamentar e o poder executivo foi também duramente criticada por Genivaldo. O fato do vereador fazer indicações politicas para composição de um Governo, compromete a sua independência na hora de exercer o seu papel fiscalizador. Ele defende que o vereador “é vereador da cidade, não de governo ou da oposição”.

Entre os principais problemas enfrentados por Alagoinhas, Genivaldo elencou a falta de planejamento de cidade. A falta de um Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano(PDDU) desatualizado, na sua visão, compromete as discussões acerca das outras peças de planejamento como o Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei Orçamentária Anual. Ele também criticou a falta de coleta e armazenamento de dados sociais e econômicos por parte das secretarias municipais e órgãos do Governo, o que na sua opinião também atrapalha na elaboração planejada de ações. O resultado, segundo o educador, é um crescimento desordenado da cidade e uma crescente demanda por serviços públicos que não são entregues à população.

Genivaldo Cruz cobrou do edis uma maior preocupação em buscar conhecimento e especialização para tratar dos temas municipais.

A entrevista completa do professor Genivaldo Cruz no programa Primeira Mão você acompanha no link: PROGRAMA PRIMEIRA MÃO – 03/08/2023 – STF ANULA PROVAS UTILIZADAS EM AÇÕES CONTRA CABRAL E KASSAB – YouTube

 

Por Caio Pimenta para o News Infoco