Paulo Cezar lidera pesquisa com 38% das intenções de votos, seguido de Joseíldo Ramos com 18% em pesquisa realizada pelo site Bahia Notícias em conjunto com o instituto Séculos, análise e pesquisa, divulgada nesta terça-feira, 29, no programa Primeira Mão. O prefeito Joaquim Neto amarga uma terceira posição lugar, com 13,9% das preferências. O outro membro do PT bem avaliado, sendo o quarto mais citado com 7,44% das escolhas, foi o sindicalista Radiovaldo Costa. Uma surpresa foi Fabrício Faro se aproximando das velhas lideranças com 4,22% das indicações. A Pesquisa ouviu 507 pessoas entre os dias 18 e 19 de outubro, com um índice de confiança de 95%. Com uma margem de erro de 3%, Radiovaldo e Fabrício Faro podem estar mais próximos do que se imagina.
A avaliação é que Paulo Cezar nesse cenário apresenta uma vantagem muito grande, mesmo se somando os números dos nomes do PT em torno de 26%. Joseíldo diz que não será candidato. Para Haroldo Azi, âncora do Programa, com esse retrato, ele provavelmente não se estimule a correr riscos eleitorais. Seria, no caso, uma segunda derrota do PT para Paulo Cezar.
Comprova-se também, para os comentaristas Caio Pimenta e Paulo Ott, que de fato o PT tem realmente 20% de votos cativos, lembrando que nos tempos de glória ultrapassava os 30%, a desilusão foi significativa. Outros nomes não foram citados como Gomes, João Henrique, Tonho Rato, Jonathan, Rosário, Ana Paula. Quando se referiu ao PSOL, Caio Pimenta usou a palavra “pré-candidato” para tratar os nomes postos de Jacilena e Raimundo Barreto à disposição para a escolha do partido. Caio acrescentou que Jacilena não estava agradando. Por esses motivos, a professora Jacilena ligou muito aborrecida para o programa, disse que em nenhum momento ela e Raimundo se colocaram como pré-candidatos e criticou o modo como Caio faz jornalismo.
Por sua vez, Caio rebateu “a questão de Jacilena é ideológica, pois ela defende Lula Livre, ditadura de Maduro, e eu não defendo ladrão. A Esquerda esteve no poder por 14 anos e tínhamos que agüentar calados, nós que tínhamos uma posição liberal. Agora que eles estão por baixo agem assim”.
Passado o momento tenso do programa, Haroldo Azi ainda considerou que existem esperanças para Joaquim Neto, pois na espontânea aparece na segunda posição com 6,95%, atrás de Paulo Cezar com 18,95% da preferência. Joseíldo tem parcos 3,97%, Luciano aparece e curiosamente na frente de Radiovaldo, um com 2,23% e o outro 1,24%. Radiovaldo quase que empata com Budogue e Juscélio, cada qual com 0,99%, com a ressalva que Juscélio ainda não anunciou que será candidato.
O fato que fica claro é que se a esquerda tem 20% dos votos, os outros 80% flutuam entre o centro e a direita, nas eleições passadas o quadro foi semelhante. Embora Haroldo diga que a pesquisa é uma fotografia e que as nuvens mudam frequentemente na política, a equiparação com o que aconteceu em 2016 mostra talvez uma tendência do eleitorado como afirmou Caio Pimenta.
Acompanhe o debate da bancada do programa Primeira Mão sobre o resultado da pesquisa eleitoral:
Por Paulo Dias para o News Infoco