Em discurso marcado pela urgência social e por um testemunho pessoal, José Roberlan de Jesus, representante do Lar dos Idosos Nossa Senhora do Carmo, utilizou, na sessão de ontem (28), a Tribuna Popular da Câmara Municipal para solicitar o apoio da sociedade e do poder público. O objetivo principal foi a divulgação de um bingo beneficente, cuja receita será vital para a manutenção da instituição.

O evento está marcado para o dia 9 de novembro (sábado), a partir das 13h, na associação da ADSM, localizada na Rua Copacabana (antiga Rua do Avião). As cartelas têm o valor simbólico de R$ 10,00 e, além do bingo, haverá atrações musicais.

José Roberlan, falando em nome da presidente da instituição, Mari Valda, detalhou a situação delicada do lar, que atualmente acolhe 21 idosos, com idades entre 75 e 80 anos.

“O Lar dos Idosos Nossa Senhora do Carmo foi fundado em 2010. Infelizmente, por falta de verba para sustento, ficou inativo por cinco anos, a partir de 2015”, explicou. “Voltamos a funcionar em 2020, mas a instituição, que é privada, se sustenta basicamente com o benefício dos próprios idosos”, registrou.

Localizado no bairro Teresópolis, o lar enfrenta desafios diários para cobrir suas necessidades. “O pedido do lar é que as autoridades apoiem e vejam essa causa com carinho. Afinal, olhar para os idosos é olhar para o futuro”, pontuou José Roberlan.

Superação e Solidariedade

O discurso de José Roberlan ganhou uma dimensão pessoal ao conectar a causa do lar com as campanhas do Outubro Rosa e sua própria luta pela vida. Ele revelou ter sido diagnosticado com leucemia em 2019, passando por um transplante de medula óssea seis anos atrás.

“Depois do que eu passei, costumo falar que temos contratempos na vida, porque problema mesmo nós temos quando é de saúde”, refletiu.

Ele aproveitou a oportunidade para prestar solidariedade à vereadora Jaldice Nunes, cujo filho, Luan, também enfrenta os desafios de um pós-transplante. “Muita gente achava que não, mas para honra e glória de Deus, eu estou aqui”, disse José Roberlan, visivelmente emocionado, oferecendo uma mensagem de fé e resiliência.

Apoio

O vereador Thor de Ninha relembrou uma visita  ao lar e destacou as “grandes dificuldades” enfrentadas por essas instituições. “A forma como a nossa sociedade trata os idosos precisa de uma mudança efetiva. Precisamos fazer com que haja uma mudança de consciência em relação às tratativas com os idosos, de forma integral”, declarou, colocando-se à disposição para contribuir.

A vereadora Jaldice Nunes, que incentivou a presença de José Roberlan na Tribuna Popular, agradeceu a solidariedade pessoal e reforçou o compromisso com a causa. “A causa do idoso não é uma causa de A, B ou C, é uma causa de todos nós. Conte comigo, Roberlan. Que a gente possa, todos nós, comprar cartelas e divulgar em nossas redes sociais, que são potentes e podem alcançar mais pessoas de bom coração”, afirmou.

O vereador Xandinho também parabenizou a iniciativa e a sensibilidade de José Roberlan, com quem dividiu momentos no passado. “Acompanhei seu processo, que não foi fácil. Quero me colocar também à disposição para colaborar e contribuir com essa causa justa”, salientou.

José Roberlan concluiu agradecendo o apoio inicial e reforçando o convite: “Eu não vim aqui hoje para pedir valor exorbitante. Eu só vim pedir a colaboração de quem puder abraçar essa causa nobre. A vida é a arte de somar.”

Para assistir a sessão na íntegra, clique no link: TV Câmara Alagoinhas

Ascom – Câmara Municipal de Alagoinhas

Fotos – Jhô Paz