Com várias frentes de obras iniciadas, ou em andamento, na cidade, o município de Alagoinhas tem se esforçado para investir maciçamente em obras de drenagem, saneamento básico, asfaltamento e recuperação de praças e ruas em diversas localidades do município. Isso foi o que apresentou a secretária municipal de infraestrutura, Maria das Graças, em entrevista concedida na manhã de hoje(09) ao programa Primeira Mão, da rádio Ouro Negro 100,5 FM, que é retransmitido na internet pela rádio web 2 de julho.

A praça dos esportes, localizada na rua Luis Viana, inaugurada no último sábado(06), foi enaltecida pela gestora da pasta. A praça, uma obra orçada em mais de R$ 2 milhões, entre recursos federais e municipais, conta com cerca de 13.000 m², onde estão distribuídos campo de futebol de areia, campo em saibro de tênis, pista de skate, quadra poliesportiva coberta, equipamentos de ginástica para adultos, barra fixa para ginástica e barras paralelas em tubo de ferro galvanizado, prancha abdominal, equipamentos de ginástica para melhor idade, pista para caminhada adulto e infantil, quiosques, fonte, jardins, bancos com assento em madeira, parque infantil, estacionamento e rampas de acessibilidade, tem sido bastante frequentada e elogiada pela população.

A chefe da pasta de Infraestrutura também falou sobre os investimentos na requalificação de vias e ruas do município. De acordo com ela, desde o inicio da operação tapa-buraco já foram utilizados 5 mil toneladas de asfalto. Porém, as condições do solo e a negligencia de gestões passadas na manutenção da malha asfáltica tem dificultado a resolução completa do problema dos buracos nas vias públicas.

Ela explicou que o asfalto do centro da cidade e dos bairros mais antigos está envelhecido, já a rede de drenagem que corta grande parte da cidade está repleta de ligações clandestinas onde são despejados esgotos residenciais, isso faz com que haja corrosão do material da tubulação, ocasionado vazamentos que afetam a massa asfáltica. Além disso, tem chovido muito em Alagoinhas, tal fato, aliado ao solo poroso de nosso município, é outro ponto que ajuda o desgaste do asfalto com certa celeridade. Outro problema que contribui para buraqueira é a rede de abastecimento de água da cidade, que trabalha de forma pressurizada, o que demanda intervenções frequentes do SAAE para sua manutenção. Com isso, quebra-se asfalto, a diminui a sua durabilidade.

A secretária disse ainda que a situação em algumas ruas são tão graves que nem a operação tapa-buraco resolve mais. É o caso das vias principais do bairro Pedro Braga. Cobrada na entrevista pelo radialista José Gomes, Maria das Graças informou que já existe um projeto de requalificação asfáltica para a localidade, o que deve acontecer em breve.

Mas não é só por cima da terra que SECIN tem trabalhado. De acordo com a gestora da pasta, as novas ruas asfaltadas pelo município tem sido precedidas de obras de saneamento básico. Nas palavras dela, “isso dá dignidade para o povo”, inibe a proliferação e doenças e, apesar de ser uma obra que fica “debaixo do chão”, é de extrema importância para o desenvolvimento do município.

Alagoinhas segue ainda com um grande pacote de obras no município. Além da pavimentação de vias e obras de drenagem, a SECIN é responsável pela construção do Hospital Municipal Materno Infantil e o Centro de Iniciação ao Esporte(CIE). A pasta auxilia ainda o Governo do estado na duplicação da Av. Murilo Coelho Cavalcanti.

Por Caio Pimenta para o News Infoco