A secretária municipal de infraestrutura de Alagoinhas, Maria das Graças, culpou na manhã de hoje(21) a histórica falta de investimentos em obras estruturantes na cidade e o acúmulo de lixo nas bocas de lobo como as causas para os alagamentos registrados na cidade.
Em entrevista ao programa Primeira Mão, da rádio Ouro Negro 100,5 FM, ela afirmou que desde janeiro o governo municipal tem feito os trabalhos de prevenção como a desobstrução das bocas de lobo, mas que ontem, as equipes da prefeitura registraram vários casos de boca de lobo entupidas com lixo e areia. Hoje pela manhã uma força-tarefa da prefeitura realizava novamente a desobstrução das bocas de lobo e o acumulo de lixo era evidente. O site News Infoco teve acesso a imagens do trabalho de desobstrução das bocas de lobo realizado pela prefeitura. Veja:
Por outro lado, a secretária de infraestrutura criticou a falta de investimento em obras de macrodrenagem e esgotamento sanitário no município no passado. Segundo ela, Alagoinhas conta hoje com apenas 20% da cidade tendo cobertura da rede de esgoto e apenas 2 grandes obras de drenagem, que foram realizadas no século passado. A secretária afirmou que o governo Joaquim Neto deve entregar nos próximos dias a macrodrenagem da poligonal Noroeste, que deve beneficiar uma vasta região que engloba áreas da Santa Terezinha até a localidade da Fonte dos Padres e a obra de macrodrenagem da Lagoa Cavada.
A secretária também afirmou que devem ser conclusas as obras do canal do Silva Jardim, após o deputado federal Joseildo Ramos(PT) anunciar a destinação de R$ 500 mil em emenda parlamentar. A secretária disse que essas obras de infraestrutura são caras, e muitas vezes impossível de realizar apenas com recursos próprios. Ela fala que a SECIN tem preparado projetos e que esperam apenas o financiamento para o inicio dessas obras.
Por Caio Pimenta para o News Infoco