Sem reajuste salarial desde 2019, os servidores municipais de Alagoinhas estão pleiteando da prefeitura a recomposição inflacionária do período, um percentual estimado em 22,5%. Porém, o Governo tem acenado com um reajuste de 6%, sendo 3,5% agora em maio e outros 2,5% em setembro, o que não tem agradado a categoria, que ameaça entrar em greve.

Hoje(18) a tarde em Assembleia convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Alagoinhas(SINPA) e o Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias(SINDACS), servidores negaram a proposta da prefeitura e anunciaram que estão em estado de greve.

A categoria se queixa da perda do poder de compra devido a alta inflação observado neste período da pandemia do coronavirus e cobra um reajuste equivalente.

A equipe econômica da prefeitura, entretanto, alega falta de espaço financeiro para concessão de um aumento desta magnitude. Em conversa com o site News Infoco, a secretaria municipal de fazenda, Roseane Conceição, mostrou preocupação com o respeito ao limite do índice de pessoal exigida pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Ela afirmou que a prefeitura recentemente fez um grande esforço para conceder o aumento de 33,24% do piso do magistério. Com esse aumento, não só 100% da verba do FUNDEB vai ser utilizado para pagamento de salários dos professores, como a prefeitura terá que complementar com mais 10%.

Além disso, devido o aumento dos insumos e matérias-primas, vários contratos de obras no município estão tendo que ser atualizados, o que gera mais um aumento de despesas para o município.

Apesar disso, a equipe econômica diz que está aberta ao diálogo com a categoria. Novas rodadas de negociações devem ser realizadas nos próximos dias.

Boa noticia mesmo só para os agentes de endemias que tiveram a garantia por parte da prefeitura do pagamento do piso da categoria aprovada recentemente pelo congresso nacional. A lei autorizando a concessão do piso salarial será votada amanhã na Câmara Municipal de Alagoinhas.

Por Caio Pimenta para o News Infoco