O senador Ciro Nogueira (PP-PI), aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), usou as redes sociais para mandar recado ao presidente Lula (PT) em meio a proximidade da aplicação da nova tarifa de 50% nas exportações brasileiras anunciada pelo americano Donald Trump. A medida entrará em vigor no dia 1º de agosto.
“É seu dever ao menos telefonar para a Casa Branca antes e, mesmo se acreditar, tentar cumprir o papel de representante do Brasil. Sua omissão, neste episódio, jamais será entendida como soberana”, escreveu Ciro, na manhã desta segunda-feira, 28.
O presidente do PP a nível nacional criticou a postura do governo, classificando a situação como considerou “ideologia e jogo político” em meio a uma crise diplomática e a guerra comercial entre os países. Além disso, ele também cobrou um possível acordo entre a Casa Branca e o Palácio do Planalto.
“União Europeia, Japão, Reino Unido, China e Filipinas já fecharam seus acordos porque seus líderes não apostaram no “nós contra eles” e agiram com pragmatismo”, afirmou Nogueira.
Ele ainda completou dizendo: “Presidente Lula, não é humilhação ligar para o presidente dos EUA. É obrigação. Sobretudo quando se trata de defender o interesse nacional dos brasileiros. O “cara” ligaria para Trump. Não cometa esse erro histórico”.
Bahia.Ba