A assinatura do Termo de Transmissão de Cargo do prefeito Gustavo Carmo para o vice, Luciano Sérgio, realizada no gabinete municipal na última sexta-feira, 24, representa não apenas a união pelo desenvolvimento de Alagoinhas, mas também um marco para o funcionalismo público municipal. Pela primeira vez na história do Município, um servidor público efetivo assume, ainda que de forma interina, o cargo de chefe do Executivo.

O vice-prefeito Luciano Sérgio, servidor de carreira desde 2006, foi oficialmente empossado como prefeito em exercício e comandará a cidade até o dia 2 de novembro. Ele substitui o prefeito Gustavo Carmo, no período em que este se ausenta do país para integrar a Delegação Brasileira de Prefeitos na Asia Pacific Cities Summit (APCS) & Mayor’s Forum 2025, em Dubai.

Ocupando de 2001 a 2006 cargos na gestão pública e atuando por mais de 19 anos como fiscal de tributos da Secretaria Municipal da Fazenda, Luciano construiu uma trajetória marcada pelo comprometimento com o serviço público. Além da experiência técnica adquirida ao longo da carreira, exerceu três mandatos consecutivos como vereador entre 2008 e 2019, o que amplia sua vivência na vida política e administrativa da cidade.

Ao assumir o cargo de prefeito em exercício, Luciano destaca a importância simbólica do momento. “O sentimento é de grande responsabilidade, mas também de realização como servidor efetivo. A simbologia é muito forte. Sou o primeiro servidor de carreira a marcar a história nessa posição. Ser o protagonista desse momento é um marco, pois sei que meus colegas depositam muitas expectativas em torno da minha atuação. Nessa oportunidade, me esforçarei ao máximo para fazer valer a confiança do meu partido, dos colegas servidores e do meu parceiro Gustavo”, afirma.

“A posse interina de Luciano Sérgio representa mais do que uma formalidade administrativa, mas também a valorização do funcionalismo público municipal. Sua trajetória demonstra que o serviço público é formado por profissionais comprometidos, preparados e capazes de exercer com excelência as mais altas responsabilidades da gestão pública”, reconhece Gustavo Carmo.