Na manhã de hoje(08) diversos sindicatos da região promoveram uma manifestação em frente a unidade do INSS em Alagoinhas. Eles são contra o projeto da reforma da previdencia entregue pelo governo federal à Câmara dos Deputados para discussão.

Além dos sindicatos, a manifestação contou com a participação de lideres da região ligados a partido de esquerda. Em sua rede social o deputado Joseildo Ramos disse que as mulheres serão as maiores prejudicadas com a Reforma. A mensagem foi escrita hoje(08), dia internacional da mulher.

A proposta de reforma da Previdência do governo eleva as idades mínimas de aposentadoria de 65 anos para homens e 62 para mulheres e estabelece o mínimo de 20 anos de contribuição. Também acaba com as aposentadorias por tempo de contribuição, após um período de transição. E para ter direito ao benefício integral será preciso contribuir por 40 anos.

A Proposta de Emenda à Constituição também prevê a implantação de regime de capitalização individual, no qual cada trabalhador terá de administrar sua poupança para a aposentadoria. As regras desse novo sistema dependerão da aprovação de lei complementar.

Atualmente pode-se aposentar ao alcançar 60 anos, no caso das mulheres, e 65 anos, para homens, com 15 anos de contribuição. E para a aposentadoria por tempo de contribuição, não é requerida idade mínima: as mulheres precisam ter contribuído por 30 anos e os homens por 35 anos.

No caso dos trabalhadores rurais a idade mínima para ter direito à aposentadoria seá a mesma para homens e mulheres, 60 anos, atualmente as trabalhadoras rurais podem se aposentar com 55 anos.

Por Caio Pimenta para o News Infoco