“Sim, a Cracolândia acabou”, afirmou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em vídeo postado nas redes sociais, nesta quinta-feira (13). Na publicação, o político celebrou os seis meses de políticas públicas voltadas para a desmobilização de espaços públicos usados por traficantes e usuários de drogas para a venda e consumo.
“Hoje completam seis meses do fim do fluxo que por tantos anos destruiu empresas, levou medo aos moradores e serviu de terreno fértil para o crime organizado escravizar pessoas. O que está acontecendo no centro de São Paulo é resultado de políticas públicas integradas, colocadas como prioridade real, não como discurso”, escreveu o governador nas redes sociais.
Segundo De Freitas, a sua gestão optou por enfrentar o problema das drogas, buscando asfixiar os recursos financeiros do crime organizado, entender como funciona o “ecossistema criminoso”, em parcerias com políticas de habitação e assistência social. O político citou como exemplo a Favela do Moinho, apontada como principal núcleo da venda de drogas da região.
“A grande parte do público e da imprensa acha que a Cracolândia, do nada, sumiu, mas não foi isso. Segurança, saúde e acolhimento trabalhando juntos, com coragem e propósito, estão devolvendo o coração da cidade às pessoas. A gente abriu 44 casas terapêuticas, a gente também abriu espaços para cuidar das famílias, tratar o indivíduo, abraçar e tá dando resultado”, completou.
Tarcísio ainda revelou que o governo do Estado está planejando investimentos na região, para transformar espaços, antes dominados por usuários de drogas, em praças e prédios para habitação com interesse social. “Estamos colocando o governo do Estado no caminho certo”.





































