A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou que o debate sobre o fim da escala de trabalho 6×1 precisa ser aprofundado. Para ela, a atual jornada é “desumana” e sua redução poderia trazer ganhos em produtividade, qualidade e benefícios tanto para trabalhadores quanto para empresários.

“Tem coisas do dia a dia, uma mudança estrutural de mentalidade de gerações que precisa ser colocada na mesa. Nós não temos que ter medo de dialogar com a sociedade, com a academia, com o setor produtivo e nem com o sindicato e com os trabalhadores a questão do fim da jornada de 6 X 1. A jornada de 5 X 2 precisa ser colocada na mesa”, afirmou Tebet em entrevista à GloboNews.

A ministra propõe um período de transição para a jornada 5×2, com cinco dias de trabalho e dois de folga. Segundo ela, a mudança poderia impulsionar a economia e melhorar a qualidade do trabalho. “O próprio empresário vai ganhar com isso, de forma organizada, com planejamento”, destacou.

Tebet afirmou ainda que a pauta está sendo discutida no governo e reforçou a importância de um planejamento estruturado para viabilizar a transição.

Bahia.Ba