Tite promete intensidade no primeiro treino da Seleção Brasileira

0
484

Tite não vai perder tempo. 

Muito menos tratar seus jogadores como se estivessem em final de temporada. Embora a maioria esteja. Seguindo a determinação dos preparadores físicos da Seleção, os atletas que vão disputar o Mundial se prepararam  para um sprint final até 17 de junho, dia da estreia na Copa contra a Suíça.

O treinador analisou com calma os times brasileiros que foram campeões mundiais. E encontrou algo em comum entre eles. A forma física plena nos sete jogos que os levou ao título. E percebeu que o segredo está no período de preparação para a Copa. Fazer com que os atletas não só sigam capazes de disputar partidas em alta intensidade. Como até ir além. Estar pronto para superar os adversários.

Por isso nestes dois primeiros dias de testes, Tite teve a certeza de como estava cada um. E teve resultados muito bons, com exceções de Neymar, Gabriel Jesus, Fagner e Danilo, que vieram de contusões importantes. Os demais 16 que estão aqui no Rio, e Casemiro, Marcelo e Roberto Firmino disputarão a final da Champions e se juntarão ao elenco em Londres, na segunda-feira.

A intenção nesta quarta-feira é já forçar o ritmo. Com o treinamento de movimentos concatenados, a disposição tática nas intermediárias. E muita intensidade: o segredo das conquistas de Tite.

Ele começará aos poucos a espalhar os atletas em campo, preenchendo os espaços, como ele deseja. O famoso 4-1-4-1 e suas variações. E as exigências para alguns atletas exercerem até três funções táticas diferentes no jogo, como Paulinho.

Não haverá paciência e nem ritmo suave.

Ele quer conscientizar os jogadores que a Copa do Mundo já começou. E os convocados para representar o Brasil na competição precisam se habituar a darem o máximo desde já. 

É uma proposta bem diferente da utilizada por Luiz Felipe Scolari há quatro anos. Felipão apostava em um crescente físico dos atletas. Os treinamentos foram leves no início. E acabaram sendo prejudiciais. O time passou toda a Copa do Mundo correndo atrás dos rivais, melhores preparados fisicamente.

Basta rever os jogos. Foi um sufoco constante. Os adversários estavam mais fortes, mais rápidos. Até a goleada humilhante contra a Alemanha por 7 a 1. E na decisão do terceiro lugar, a Holanda também fez o que quis com o Brasil de Felipão. 

Os jogadores já sabiam o que os aguardava em Teresópolis. Os poucos treinos serão para valer. Até porque, Tite quer que todos encarem os amistosos contra a Croácia e Áustria como jogos da Copa do Mundo. Não adianta chegar na hora e pedir aos atletas para se esforçarem, se passaram o início do período de treinos se poupando.

Por isso, Tite pediu que o treinamento desta manhã fosse fechado à imprensa. Ele já quer começar a cobrar seus atletas. Exigir o tal sacrifício para o bem comum, como gosta de repetir. 

O Brasil chegará muito mudado nesta Copa da Rússia.

Quem esperar a Seleção igual a 2014 vai se arrepender…

 

Fonte:R7