O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), comentou nesta sexta-feira (22), em entrevista ao Metrópoles, a possibilidade de Ciro Gomes (PDT) se filiar ao União Brasil em vez do PSDB.
“Todos nós ficamos muito felizes de ver o Ciro empolgado em voltar a participar dos debates políticos e mesmo do processo eleitoral de 2026. Ele esteve no nosso evento, escutou e, à noite, participou do jantar realizado por [Antonio] Rueda, presidente nacional do União Brasil. Foi um momento muito importante, com governadores, presidentes de partidos, vice-prefeitos de capitais. Ciro estava lá, e a gente sente ele renovado e com intenção de participar desse jogo eleitoral”, disse ACM Neto.
O ex-prefeito de Salvador ainda afirmou que o partido já articula a filiação do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, aliado de Ciro, como possível candidato ao governo do Ceará, mas não descartou que o próprio Ciro possa ser uma opção para a disputa estadual.
“Estamos, inicialmente, dando um passo, que é definir Roberto Cláudio como hipótese para disputar o governo do estado. Ele vem para o União Brasil nos próximos dias. Mas, se amanhã ou depois acharem que Ciro pode ser o nome, não descarto essa possibilidade. Se ele topar uma filiação, será um motivo de alegria. Estamos de portas abertas para esse retorno de Ciro ao contexto político, seja para o governo ou Senado.”
PSDB
O ex-governador do Cearáse reuniu no dia 14 de julho, em Brasília, com a cúpula do PSDB e sinalizou que deve retornar ao partido. O encontro contou com a presença do presidente nacional da sigla, Marconi Perillo, do deputado federal Aécio Neves (MG) e do ex-governador Tasso Jereissati, aliado histórico de Ciro.
Segundo fontes próximas ao grupo, Ciro afirmou que sua volta ao PSDB “já está decidida”. A principal pauta da conversa foi o projeto do ex-ministro de disputar novamente o governo do Ceará nas eleições de 2026.