Falta de ônibus e atraso nas linhas. Usuários do transporte público municipal de Alagoinhas, em contato com este site News Infoco, se queixam da prestação do serviço na cidade e cobram uma providência por parte do poder público municipal.
As linhas do Mangalô, Miguel Velho e Linha Verde foram citadas nominalmente por esses usuários que pediram para ter a sua identidade preservada. São estudantes e trabalhadores que narram atrasos para chegar em seus locais de destino, e enfrentam transtornos com diretores escolares e patrões.
Os problemas no sistema de transporte público não é algo novo na cidade, mas tem piorado nos últimos meses. A péssima qualidade do serviço, aliada a falta de ônibus em diversas linhas, tem se tornado corriqueira. No mês passado, uma estudante da UNEB, por exemplo, em mensagem enviada ao programa Primeira Mão, da rádio Ouro Negro 100,5FM/Rádio 2 de Julho, se queixou da qualidade dos veículos que fazem a linha terminal/UNEB. Segundo ela a “sensação é que o ônibus vai desmontar no meio do caminho”.
Com a crise no sistema de transporte público nas cidades brasileiras, acentuadas pela alta dos insumos e queda de passageiros pagantes, o Governo Federal acenou com o envio de recursos para ajudar no custeio do serviço. Porém Alagoinhas não se habilitou.
A estimativa é que Alagoinhas está deixando de receber cerca de R$ 3 milhões que obrigatoriamente deveriam ser investidos no sistema do transporte público em forma de aquisição de veículos, renovação de frota ou subsídio de tarifa.
A não habilitação do município para o recebimento destes recursos, revelada por este site News Infoco, não foi bem digerida pela população. Diante disso, a Câmara Municipal aprovou um requerimento convidando o superintendente de transporte e trânsito de Alagoinhas(SMTT), André Barros, para prestar esclarecimentos sobre o motivo pelo qual o município não se habilitou. A data da ida do superintendente à Casa Legislativa ainda não foi divulgada.
O site News Infoco tentou entrar em contato com a empresa ATP, concessionária do serviço de transporte público na cidade de Alagoinhas, mas até o momento não obteve retorno.
O site News Infoco também entrou em contato com o superintendente de transporte e trânsito de Alagoinhas(SMTT), André Barros, que alegou estar em reunião e não poderia atender no momento.
Assim que retornarem o nosso contato incluiremos suas respectivas respostas nesta matéria.
Por Caio Pimenta para o News Infoco