O Brasil caiu diante da Bélgica no dia de hoje e deu adeus a Copa do Mundo na Rússia. O placar de 2×1 para os belgas tiraram o sonho do hexa da seleção canarinho. No outro jogo, realizado mais cedo, o Uruguai também perdeu. A França aplicou 2×0 e seguiu para as semifinais. Todas as seleções sul-americanas já foram eliminadas da competição. Vamos agora as analise das partidas desta sexta-feira de Copa.
Quero começar pelo jogo entre Brasil e Bélgica. A seleção belga entrou em campo com mais qualidade e controle emocional, o que acabou fazendo a diferença e o resultado foi sentido logo no primeiro tempo. O trio de ataque, De Bruyne, Hazard e Lukaku, brilharam e acabaram induzindo o Brasil ao erro, principalmente nos dois lances que resultaram nos gols da Bélgica.
O primeiro o gol do jogo, um autogol de Fernandinho, foi um golpe de total infelicidade do jogador brasileiro. A bola desviou nas costas de Fernadinho e foi para os fundo das redes fazendo Bélgica 1×0 Brasil.
O segundo gol dos belgas surgiu de um contra-ataque onde o mesmo Fernandinho poderia de matado fazendo uma falta em Lukaku que carregava a bola, ele nao fez. Lukaku ganhou de Fernandinho, rolou a bola para De Bruyne que chutou, o goleiro brasileiro tentou, mas não deu. Bélgica 2X0.
Veio o fim do segundo tempo e com ele substituições: saíu Wilian para entrada de Firmino, Gabriel Jesus para entrada de Douglas Costa e Paulinho para entrada de Renato Augusto. O Brasil partiu de forma desesperada para o ataque, ai não tinha mais organização tática, nossos jogadores tentaram resolver na qualidade individual e confesso que essa tática desesperada gerou perigos, mas acabou nos dando alguma esperança. Foi assim que o Brasil fez seu gol de honra, Coutinho fez um lançamento na cabeça de Renato Augusto diminuindo para 2X1. O próprio Renato Augusto quase empatou logo na sequência, mas perdeu a chance. O Brasil teve outra oportunidades, mas acabou esbarrando nas boas defesas do goleiro belga Courtois.
Podemos resumir a partida afirmando que perdemos para uma boa equipe, méritos para Bélgica. Pelo lado brasileiro tive a sensação que faltou uma apresentação melhor do Neymar que na partida deixou a desejar, faltou Wilian, que fez uma boa participação contra o México, mas hoje não jogou nada, tanto que foi substituído, faltou Coutinho que só resolveu jogar nos momentos finais da partida. Me refiro a estes jogados, pois são jogadores que poderiam contribuir mais. Já Firmino, Douglas Costa e Renato Augusto, que entraram durante a partida, fizeram um bom jogo, principalmente o Douglas.
Já no jogo entre França e Uruguai, realizado pela manhã, a seleção francesa jogou bem e vem demonstrando uma maturidade muito grande nesta Copa. A vitima da vez foi a seleção do Uruguai, mas é bom ressaltar que o Uruguai sentiu muito a ausência do seu principal jogador, o craque Cavani, e ainda teve a falha do experiente goleiro Muslera. Mesmo com essas faltas do Uruguai, não foi isso que determinou a vitória dos azuis. França foi melhor o tempo todo e mereceu avançar na copa. Os gols Franceses foram assinalados por Varane e Griezmann.
O Uruguai volta para casa junto com o Brasil. Já a França enfrentará a Bélgica na semi-final.
*André Luiz escreve para a página de esportes do site News Infoco além de ser comentarista esportivo do Programa Primeira Mão, da rádio 95,7 FM