Na sessão ordinária desta quinta-feira (21), o vereador Caio Ramos anunciou que assumiria interinamente a presidência da Câmara Municipal de Alagoinhas, em decorrência de decisão judicial liminar que afastou temporariamente o vereador Cleto da Banana do cargo de presidente da Casa Legislativa.
Em seu pronunciamento, Caio ressaltou que, embora esteja no exercício da presidência, deseja que os trâmites legais sejam céleres para o retorno de Cleto. “Nunca tinha visto uma Câmara tão representativa e elogiada. O trabalho do vereador Cleto é digno de todo reconhecimento deste colegiado e da população”, afirmou. “No entanto, cumprindo o ofício de então vice-presidente, assumo esta Casa para dar continuidade ao trabalho desenvolvido”.
Na sequência, os parlamentares se manifestaram, reconhecendo os méritos da gestão de Cleto e a competência de Caio Ramos para substituí-lo temporariamente. O vereador Gleyser Soares declarou: “Expresso com respeito meu reconhecimento à competência ética e profissional de Cleto, que à frente desta Casa demonstrou, com atitudes concretas, o verdadeiro significado de liderar com responsabilidade e compromisso”.
O vereador Luciano Almeida também se solidarizou com Cleto, reforçando que sua gestão foi marcada pela legalidade e equilíbrio. Destacou, ainda, que não há crise interna na Câmara. “A Casa continua agindo, caminhando, não há nenhuma instabilidade aqui”, pontuou.
Na mesma linha, o vereador Thor de Ninha ressaltou a estabilidade do Legislativo e a serenidade do processo de transição. Fez ainda um retrospecto jurídico e destacou a postura de Cleto enquanto gestor. “Apesar das nossas divergências, não posso negar que Cleto conduz esta Casa de forma independente do Executivo. Esse, para mim, é o ponto sine qua non para que eu possa votar favoravelmente à eleição de um presidente”, afirmou.
O vereador Edy da Saúde enfatizou a serenidade da transição, desejando êxito ao novo gestor e o retorno breve de Cleto. “Presidente Caio, que Deus lhe conceda uma condução com muita sabedoria e humildade”, disse. O vereador Cláudio Abiúde acrescentou: “Agradeço a Cleto pelo cuidado e atenção que sempre teve. Desejo-lhe muita força”.
Também o vereador Anderson Xará destacou a confiança no trabalho de Cleto e desejou sucesso ao presidente interino, alertando ainda para os riscos da disseminação de notícias falsas. “A Casa Legislativa está organizada. Vemos isso nesta transição pacífica, na qual o vice-presidente assume interinamente a condução que até então era realizada por Cleto”, frisou.
Com a experiência de quem já presidiu a Câmara e está em seu sexto mandato, o vereador Jorge da Farinha destacou a importância do diálogo e da paciência na condução da Casa. Ressaltou também a confiança no trabalho de Caio Ramos. “Para conduzir a Casa Legislativa é preciso ter muita paciência e sabedoria, e o presidente Cleto sempre esteve dialogando conosco”, afirmou. “Tenho certeza de que Caio, ao assumir este cargo, trabalhará da mesma forma”.
Outro ex-presidente, o vereador José Edésio – líder da bancada de situação -, defendeu a legalidade da eleição de Cleto e ressaltou a união da Casa. “Este colegiado está unido para obter vitórias em benefício da sociedade, pois a independência do Legislativo constitui a soberania do povo”, destacou.
Por fim, a líder da bancada de oposição, vereadora Luma Menezes, desejou sabedoria e discernimento a Caio Ramos na condução interina e reforçou a importância de respeitar o processo democrático. “Desejo que você, Caio, tenha uma passagem na presidência com muita sabedoria e cautela. Sobre o atual processo jurídico, este ainda não foi concluído, mas, independentemente do resultado, devemos, de forma democrática, respeitá-lo”, concluiu.
ASCOM Câmara





























