Na sessão ordinária desta terça-feira (26), o vereador Cleto da Banana utilizou a tribuna para agradecer aos colegas parlamentares e reafirmar seu compromisso com a população alagoinhense após decisão judicial que o afastou temporariamente da presidência da Câmara Municipal.

Em seu pronunciamento, Cleto destacou o equilíbrio com que recebeu a notificação judicial, garantindo a continuidade dos trabalhos e informando aos vereadores sobre a decisão. Ele também reconheceu a forma respeitosa com que foi tratado pelo presidente em exercício, vereador Caio Ramos, e pelos demais colegas.

“Todos reconheceram o nosso papel, a nossa atuação legislativa. Não tenho dúvida de que o presidente em exercício Caio Ramos também atuará da mesma forma, e o nosso desejo é que faça ainda melhor, pois esta Casa precisa ter estabilidade”, afirmou.

O parlamentar rejeitou a ideia de instabilidade na condução da Câmara, ressaltando que a instituição cumpre rigorosamente suas prerrogativas e respeita as decisões judiciais, mesmo quando delas discorda. “Sempre respeitamos as instituições e sempre exigimos respeito à nossa instituição, que é a mais próxima da população: o Legislativo”, disse.

O vereador ainda enfatizou que segue legitimado por quase 3,5 mil votos conquistados no último pleito e que continuará exercendo seu mandato com dedicação, independentemente de ocupar ou não a presidência. “Estamos firmes, cumprindo o nosso papel. Nada de cabeça baixa, nada de lamentações. Tenho certeza de que tudo acontece com a permissão de Deus”, declarou.

O vereador concluiu sua fala reafirmando o respeito ao Legislativo e a disposição para contribuir com os trabalhos da Casa, encerrando em tom de fé e gratidão ao citar o Salmo 103: “Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome”.

Apoio

Na sequência, o presidente em exercício, Caio Ramos, destacou que assume a função interinamente em respeito à decisão judicial, mas reafirmou sua expectativa de retorno à vice-presidência com a recondução de Cleto à presidência. “Enquanto isso, cabe a mim dar continuidade aos trabalhos, conduzindo a Casa com serenidade, mas sempre reconhecendo a história e a representatividade do vereador Cleto diante deste parlamento”, disse.

O vereador Luciano Almeida endossou a posição de Cleto sobre a obediência à decisão judicial e manifestou apoio à condução de Caio Ramos na presidência interina, reforçando a unidade da Câmara frente às especulações externas. “Conte com o nosso mandato, com o nosso apoio nas decisões e atribuições que lhe são legitimadas na condição de presidente. Parabenizo pela postura e maturidade nesse momento em que precisamos de equilíbrio, e a Casa tem se mostrado unida”, afirmou.

Além disso, ressaltou que cabe exclusivamente ao colegiado de 17 vereadores deliberar sobre a presidência da Casa Legislativa. “Aqui não há instabilidade, mas união em torno do fortalecimento do Parlamento. Muitos de fora querem falar por nós, mas a decisão é nossa, é do colegiado. Quem assume a presidência é definido aqui, não por pressões externas, mas pela decisão dos vereadores”, completou.

O vereador Darlan Lucena se solidarizou com Cleto e reafirmou o compromisso coletivo da Câmara. “Quero ser solidário com o nosso amigo, o mais votado de Alagoinhas e um grande parceiro que sabe conduzir com firmeza e maestria esta Casa. Independente dos rumos, estamos juntos”, disse. Ele também destacou a importância de respeitar a Justiça: “Nesta Casa não há instabilidade, pelo contrário, quando nos reunimos com serenidade e cautela, sabemos que decisão judicial precisa ser respeitada. Enquanto houver recursos, cabe à Justiça decidir, e a nós, respeitar”.

Já o vereador Francisco Thor de Ninha parabenizou Cleto pela postura diante da decisão judicial, ressaltando a legitimidade conquistada nas urnas e o respeito do colegiado. “O mais importante é a autoridade conquistada democraticamente, porque foi eleito pela população com mais de 3.400 votos. E a forma como Vossa Excelência trata essa questão demonstra a grandiosidade do seu pensamento e da forma como conduz sua vida”, afirmou.

Thor de Ninha afirmou que acredita no retorno de Cleto à presidência e desejou êxito a Caio Ramos: “Tenho certeza de que Vossa Excelência voltará para aquela cadeira, que por enquanto está sendo conduzida pelo nosso companheiro Caio, ao qual desejo sucesso nesse período. Que Deus continue abençoando poderosamente e que seja feita a vontade do Senhor, porque todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus”.

Líder da bancada de situação, o vereador José Edésio classificou o momento como “ímpar na história do Legislativo”, destacando a postura de respeito e decência tanto de Cleto da Banana quanto de Caio Ramos. Ele ressaltou que a decisão judicial atinge apenas a função da presidência, não o mandato do colega. “Quero deixar claro que a decisão jurídica não é contra o vereador José Cleto, mas contra a função de presidente desta Casa, para que não seja distorcido lá fora”, disse.

Por fim,  José Edésio repudiou especulações externas sobre a sucessão da presidência, reforçando que qualquer deliberação cabe exclusivamente ao colegiado. “Essa Casa será uníssima nas decisões em prol dos nossos munícipes. Independente de cor, religião ou partido, acima de tudo estará a vontade soberana do povo”, concluiu.

Para assistir a sessão na íntegra, clique no link: TV Câmara Alagoinhas

Ascom – Câmara Municipal de Alagoinhas

Fotos – Jhô Paz