Na sessão ordinária desta quinta-feira (28), o presidente da Câmara Municipal, vereador Cleto da Banana, anunciou seu retorno à condução da Casa Legislativa, após decisão da desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, presidente do Tribunal de Justiça da Bahia.
No anúncio, o presidente Cleto da Banana ressaltou sua gratidão a Deus e aos colegas parlamentares, destacando a unidade da Câmara em prol da população alagoinhense.
“Agradeço primeiramente a Deus, pois tudo contribui para o bem daqueles que O amam. Também não poderia deixar de agradecer a todos os colegas pelo carinho e respeito, e ao nosso vice-presidente, Caio Ramos, que, ao assumir a presidência interina desta Casa foi extremamente cortês – é uma honra tê-lo conosco na mesa diretora”, declarou.
Além disso, reforçou que o Legislativo deve atuar com união e responsabilidade, destacando que seu compromisso, assim como o dos demais vereadores, é atender às demandas da sociedade. “Esta Casa Legislativa demonstra maturidade e unidade. Talvez alguém diga que se trata de corporativismo, mas não é: trata-se de unidade em prol do nosso projeto maior, que é a população de Alagoinhas”, afirmou.
Na oportunidade, o vice-presidente Caio Ramos destacou na tribuna o clima de fraternidade que marcou a condução do Legislativo durante o afastamento do presidente Cleto da Banana. “Alagoinhas deve ser maior que os nossos anseios e vontades individuais”, disse, ao parabenizar as vereadoras e os vereadores pela postura de unidade em prol do interesse público.
Em tom emocionado, o vereador revelou que a breve experiência na presidência interina representou uma oportunidade de reafirmar sua lealdade à Casa, que democraticamente elegeu Cleto da Banana como gestor. “Se houvesse instabilidade durante este processo, não seria ruim apenas para o presidente Cleto, mas para todo colegiado”, revelou.
Compromisso
Em seguida, as manifestações dos parlamentares seguiram em tom de celebração e gratidão. Muitos ressaltaram a alegria com o retorno de Cleto, lembrando a emoção vivida na Casa Legislativa e entre os servidores – como relataram os vereadores Edy da Saúde, Noberto Alves (Bebé) e a vereadora Raimunda Florêncio. Outros destacaram a fé e a vontade divina como fatores determinantes, a exemplo dos vereadores Xandinho, José Edésio, Gleyser Soares e Jorge da Farinha, que também reconheceram o respeito conquistado pelo presidente entre colegas e funcionários.
Houve ainda quem reforçasse a legitimidade da decisão judicial e a maturidade do Legislativo. O vereador Thor de Ninha lembrou a segurança jurídica dos atos da Câmara, enquanto os vereadores Anderson Xará e Abiúde sublinharam a justiça da recondução e os aprendizados políticos. Por fim, o vereador Luciano Almeida defendeu a continuidade do mandato como garantia de estabilidade até 2026, quando encerra o primeiro biênio da atual legislatura.
Ao encerrar a sessão, Cleto da Banana reafirmou seu compromisso com a cidade e a unidade do parlamento. “Este retorno só me faz pedir força a Deus e sabedoria para pautarmos nesta Casa os projetos e discussões que a sociedade de Alagoinhas clama e precisa. Tudo que vier do Legislativo, do Executivo ou da própria população será debatido com afinco, sempre buscando o melhor para o nosso povo”, finalizou.
Para assistir a sessão na íntegra, clique no link: TV Câmara Alagoinhas
Ascom – Câmara Municipal de Alagoinhas
Fotos – Jhô Paz