Na sessão realizada nesta quinta-feira (04), o vereador Darlan Lucena abordou questões cruciais para a segurança pública e a saúde da população de Alagoinhas, destacando a formação da primeira turma de soldados do 4º da Polícia Militar, agora subordinado ao Comando Regional Litoral Norte, e o consequente impacto na melhoria da segurança na região.

“O nosso 4º Batalhão formará a primeira turma de soldados, homens e mulheres que serão incorporados à instituição aqui na nossa região. Com isso, haverá maior tranquilidade para a nossa população”, afirmou.

Darlan também discutiu a recente mudança no Código de Ética da Polícia Militar, apontando as consequências dessa alteração, como a retirada de direitos e o aumento das punições. Ele criticou a postura do governador Jerônimo Rodrigues que, na perspectiva do vereador, não tem demonstrado o apoio necessário à corporação.

“Os policiais saem de casa sem saber se voltarão, a fim de trazer paz e segurança à nossa cidade. Precisamos de mais apoio do governador, que deveria abraçar essa instituição, e não penalizar os homens e mulheres que se doam todos os dias pela nossa segurança”, cobrou.

Além disso, o vereador abordou o impacto das mudanças no PlanServ – plano de saúde dos servidores públicos estaduais da Bahia -, que, em sua leitura, afetará diretamente a saúde da população de Alagoinhas. Ele criticou o descredenciamento da Unidade de Média Complexidade (UMI) da cidade e a falta de serviços essenciais no município, destacando a disparidade entre o atendimento em Salvador e no interior do estado.

“Espero que o PlanServ melhore. Quando comparamos o serviço prestado em Alagoinhas com o da capital, percebemos que há algo de errado. Quem paga o plano tem direito de receber atendimento de qualidade, não apenas em casos de emergência, mas também para especialistas e procedimentos em geral”, finalizou.

Ascom – Câmara Municipal de Alagoinhas

Fotos – Jhô Paz