Na sessão realizada ontem (09), o vereador Luciano Almeida denunciou atrasos salariais e irregularidades trabalhistas envolvendo profissionais da área da saúde no município. O parlamentar afirmou que, apesar de repasses milionários realizados pela prefeitura às empresas terceirizadas responsáveis pela gestão das unidades, os trabalhadores seguem enfrentando dificuldades financeiras e falta de garantias trabalhistas.

Segundo o parlamentar, o município pagou R$2,3 milhões ao Instituto de Gestão Integrada e R$ 650 mil à Fundação ABM (FABAMED), mas muitos funcionários da UPA e de outras unidades seguem sem receber. “Ontem pagaram aos funcionários, mas não recolheram o FGTS, que é um direito do trabalhador. Na UPA, até hoje há servidores sem salário. É desrespeito total”, criticou.

Na sequência, mencionou casos de demissões arbitrárias de profissionais que manifestaram apoio a parlamentares da oposição em redes sociais. “Conheço pessoas que foram demitidas da maternidade porque curtiram uma foto do nosso mandato. Há um silêncio ensurdecedor diante desse desrespeito”, afirmou.

O vereador alertou ainda para a situação dos médicos do Hospital Regional Dantas Bião, que enfrentam atrasos de pagamento desde agosto. “Alguns já não virão mais aos plantões. São profissionais comprometidos, mas que estão sem conseguir pagar contas e sustentar suas famílias. É humilhação”, lamentou.

O parlamentar cobrou posicionamento do Governo do Estado e da Secretaria Municipal de Saúde e defendeu uma fiscalização ampla nas unidades de saúde, especialmente na UPA, para verificar se a estrutura corresponde ao padrão de Suporte 1 exigido pelo Ministério da Saúde.

“Quero pecar por excesso, mas não por omissão. Estou nesta Casa para defender os trabalhadores da saúde – do porteiro ao cirurgião -, porque são eles que salvam vidas e merecem ter seus direitos respeitados”, finalizou.

Para assistir a sessão na íntegra, clique no link: TV Câmara Alagoinhas

Ascom – Câmara Municipal de Alagoinhas

Fotos – Jhô Paz