Vereador Noberto Alves solicita melhorias no transporte de pacientes em Riacho da Guia

0
75

O vereador Noberto Alves (Bebé), apresentou, na sessão desta terça-feira (18), duas indicações voltadas à melhoria do transporte de pacientes do distrito Riacho da Guia. Segundo o parlamentar, a população enfrenta dificuldades tanto no acionamento da ambulância quanto no deslocamento para outros municípios para a realização de tratamentos de saúde.

A primeira solicitação feita pelo vereador, através da Indicação nº 032/2025 ao prefeito  Gustavo Carmo (PSD), foi para disponibilização de aparelhos celulares corporativos para serem utilizados pelos motoristas que prestam serviço no distrito.

De acordo com Bebé, atualmente, quatro motoristas são responsáveis pelo serviço na região, mas os moradores não sabem para quem ligar em caso de emergência. “As pessoas precisam do socorro da ambulância, mas não sabem qual motorista está de plantão. Muitas vezes, ligam para alguém que está no seu descanso ou lazer. Por isso, estou oficializando esse pedido para que sempre haja um telefone disponível em cada ambulância, permitindo a troca de motoristas, mas mantendo o contato fixo para a população, como ocorre com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)”, destacou.

Em seguida, por meio da Indicação nº 033/2025, tratou da necessidade de um veículo de maior capacidade para o transporte de pacientes que necessitam de Tratamento Fora do Domicílio (TFD) em cidades como Salvador e Feira de Santana. Atualmente, a condução é feita por um carro com espaço para apenas quatro passageiros, o que limita o atendimento. “Se temos dois pacientes que precisam de acompanhante, isso já ocupa toda a capacidade do veículo. Riacho da Guia tem cerca de nove mil habitantes, assim um veículo maior poderia atender não só o distrito, mas também os moradores de outras regiões, já que esse transporte passa pela cidade”, explicou.

O vereador também mencionou uma sugestão do secretário de Saúde, Antônio Virgínio, sobre a possibilidade de disponibilizar dois veículos menores em diferentes horários, um saindo pela manhã e outro mais tarde. “Essa ideia é interessante porque evita que pacientes com consultas no período da tarde tenham que sair de madrugada ou esperar o dia inteiro para retornar”, pontuou Bebé.

Por fim, reforçou a importância dessas medidas para reduzir as dificuldades enfrentadas pelos pacientes, destacando a necessidade de que suas indicações sejam atendidas pela gestão municipal. “Espero que o secretário de Saúde e nosso prefeito Gustavo possam atender esse pedido e amenizar o sofrimento da população que mais precisa”, concluiu.

Ascom CMA