Na sessão ordinária desta quinta-feira (07), o vereador Francisco Thor de Ninha fez um apelo para que o governo municipal realize, com urgência, concurso público voltado a agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE). O parlamentar alertou que o número de profissionais no município está defasado, o que aumenta a sobrecarga de trabalho e pode comprometer o combate a doenças como a dengue.

Segundo ele, embora Alagoinhas tenha mantido índices satisfatórios de prevenção ao longo dos anos, o cenário pode mudar sem reforço no quadro funcional, especialmente diante do crescimento de conjuntos habitacionais e do aumento populacional. “O número de profissionais tem sido defasado ao longo dos anos, e a sobrecarga é evidente.

Também destacou que já levou o assunto ao Executivo e que seguirá defendendo a pauta. Como exemplo, informou que, no próximo dia 22, haverá uma audiência pública na Assembleia Legislativa da Bahia para discutir a aposentadoria especial da categoria, com a presença de uma caravana de Alagoinhas. “É preciso cuidar de quem cuida, garantindo direitos nas esferas nacional, estadual e municipal”, completou.

Participação

O vereador Thor de Ninha aproveitou ainda para parabenizar os delegados e conselheiros do Orçamento Participativo, que tomaram posse do Conselho das Cidades na noite da última quarta-feira (06).

Na oportunidade, ressaltou a importância do colegiado como elo entre governo e sociedade e defendeu que a aplicação dos recursos públicos siga as prioridades discutidas pela população. “Precisamos verdadeiramente de participação popular, para que todos os recursos do município sejam aplicados conforme as prioridades definidas pela sociedade”, finalizou.

Para assistir a sessão na íntegra, clique no link: TV Câmara Alagoinhas

Ascom – Câmara Municipal de Alagoinhas

Fotos – Jhô Paz