Após a decisão do prefeito Joaquim Neto(PSD) de decretar a caducidade do contrato da Viação Cidade das Águas para exploração de linhas de ônibus na cidade, o vereador Thor de Ninha(PT) usou as redes sociais para externar sua posição contraria a medida.
O parlamentar, por meio de seu twitter, afirmou que não disponibilizaria seu nome para o que ele classificou como ‘esquema. Para Thor, a decisão do governo deixará trabalhadores do setor desempregados. Ele ainda fez ataques ao governo Joaquim Neto dizendo que se tratava de um ‘governo covarde, irresponsável e incompetente’.
Hoje(07) pela manhã, em entrevista ao programa Primeira Mão, da rádio Ouro Negro 100,5 FM, o sub-procurador da prefeitura de Alagoinhas, Dr. Hilton Ribeiro, que dava detalhes sobre o decretação da caducidade do contrato se mostrou incomodado com a fala do vereador. Hilton disse ser impróprio a utilização do termo ‘esquema’, pois o mesmo daria conotação de algo ilícito. ‘Esquema foi o que ficou provado no caso do mensalão do PT’, afirmou Hilton usando o caso como exemplo.
O escândalo do mensalão consistiu nos repasses de fundos de empresas, que faziam doações ao Partido dos Trabalhadores (PT) para conquistar o apoio de políticos. O esquema de corrupção começou em 2002, já no primeiro mandato do Governo Lula, e só em 2005 foi descoberto, por meio de uma gravação secreta. Dezenas de políticos ligados ao PT e partidos aliados foram condenados.
O vereador Thor de Ninha é filiado ao partido dos trabalhadores.
O Dr. Hilton Ribeiro também explicou que a caducidade do contrato da Viação Cidade das Águas se deu após instauração de um inquérito administrativo pela SMTT, que comprovou que a empresa violou os termos constantes no edital de licitação ao modificar o contrato societário sem comunicar previamente ao poder concedente. O subprocurador foi além e afirmou que este fato desencadeou uma deterioração da saúde financeira da empresa com a consequente precariedade na prestação do serviço à população.
Hilton também fez questão de tranquilizar os trabalhadores do setor, afirmando que o prefeito já afirmou que não abrirá mão de que qualquer empresa que venha a assumir as linhas de ônibus tenha por obrigação a contratação de todos os rodoviários que tinham vinculo com a Viação Cidade das Águas.
Os rodoviários da Viação Cidade das águas estão em greve há mais de um mês. Eles cobram o pagamento de 5 meses de salários atrasados, além de valores referente ao ticket alimentação e ao FGTS. Com a deflagração da greve, a empresa vinha operando com apenas 30% da sua frota, o que causava diversas reclamações por parte dos usuários.
Por Caio Pimenta para o News Infoco