Na sessão ordinária desta terça-feira (26), o vereador Thor de Ninha usou a tribuna para relatar a grandiosidade do movimento promovido pelo Sindicato de Agentes Comunitários de Saúde e Agente de Combate a Endemias da Bahia em defesa da Proposta de Emenda à Constituição 14 (PEC 14) que garante aposentadoria especial, integral e paritária para agentes comunitários de saúde (ACS) e de combate às endemias (ACE).

O parlamentar contou que o ato, realizado na Assembleia Legislativa da Bahia, entrou para a história da Casa: o auditório, com capacidade média para 400 pessoas, recebeu cerca de 500 participantes, enquanto mais de 3,5 mil trabalhadores permaneceram do lado de fora, acompanhando a mobilização. “Foi um dos maiores eventos já vistos na Assembleia, comparável apenas às mobilizações dos povos indígenas e do MST. Foi lindo de se ver”, afirmou.

Após parabenizar a diretoria do SINDACS Bahia, Thor de Ninha salientou a importância da mobilização dos sindicatos de outros estados, incluindo representações do Alagoas, Ceará, Piauí, Pernambuco, Sergipe, Rio de Janeiro, Paraná e Pará. “Foi maravilhoso, um movimento ímpar, que mostrou a força dessa categoria que carrega o peso da sacola e acompanha, de casa em casa, as alegrias e as dores da população”, destacou.

O vereador também ressaltou que a luta dos agentes já resultou em três alterações na Constituição Federal, mas que uma nova reformulação é necessária. Ele defendeu que os colegas parlamentares da Câmara de Alagoinhas mobilizem deputados e senadores, exibindo faixas e gravando vídeos de apoio.

Em resposta à convocação, o vereador Luciano Almeida se manifestou, reforçando os avanços conquistados na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados em agendas de valorização profissional. Ele se colocou à disposição para intermediar o diálogo do sindicato com o deputado federal Paulo Azi, presidente da CCJ. “Me coloco à disposição do SINDACS da Bahia para se houver necessidade, irmos a Brasília e fazermos a ponte com a comissão”, afirmou.

Com a mobilização de todos vereadores e vereadoras presentes, ao final da sessão exclamaram em uníssono: “PEC 14 já!”. a mobilização de todos vereadores e vereadoras presentes, ao final da sessão exclamaram em uníssono: “PEC 14 já!”.