A sessão desta terça-feira (25) na Câmara Municipal foi marcada por um apelo urgente e emocionado em prol da vida. Aproveitando o início da Semana Nacional do Doador de Sangue, a vereadora Jaldice Nunes utilizou a tribuna para alertar sobre importância da doação de sangue, o baixo comparecimento de doadores ao Hemoba e convocou os parlamentares e a sociedade para reverterem esse quadro.
Jaldice relembrou a luta de seu filho, Luan, que necessitou de transfusões. O relato comoveu o plenário ao descrever o impacto imediato da doação na saúde de quem precisa. “Eu falo como uma mãe que sentiu na pele o que é passar a noite em claro pedindo a Deus que apareça uma bolsa de sangue. Quando o Luan estava precisando, ele ficava sem ânimo nenhum. Mas quando chegava a bolsa era uma coisa incrível, parecia mágica. Era o sangue entrando pelas veias e ele já tomava um fôlego de vida”, relatou.
Jaldice destacou que uma única bolsa pode salvar até quatro vidas e pediu aos colegas que utilizem suas redes sociais para potencializar a campanha. “O sangue é vida. É algo muito sério e necessário”, reforçou.
A vereadora anunciou uma novidade estratégica para facilitar a adesão dos trabalhadores: o Hemoba de Alagoinhas, que normalmente funciona de segunda a sexta, abrirá excepcionalmente neste sábado (30), em virtude da semana comemorativa.
Além da mobilização imediata, Jaldice informou que está em tramitação na Casa um Projeto de Lei de sua autoria que cria a Semana Municipal do Doador de Sangue, visando institucionalizar campanhas periódicas e educativas na cidade.
O vereador José Edésio aparteou a colega para reforçar a importância biológica e social do ato. “É necessário que haja a cultura da compreensão de que sangue é vida. Onde não existe sangue, não tem vida no ser humano, nem o osso sobrevive sem ele”, pontuou Edésio.
O vereador também prestou uma homenagem à memória de Eduardo, antigo capitaneador de campanhas de doação na cidade, lembrando que a luta pela conscientização deve ser diária. “Conte conosco, Jaldice, nesse sentimento que você carrega 24 horas por dia”, concluiu.
SERVIÇO
- Onde doar: Hemoba Alagoinhas.
- Quando: De segunda a sexta-feira e, excepcionalmente, neste sábado (30/11).
- Requisitos básicos: Estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e apresentar documento oficial com foto.
Para assistir a sessão na íntegra, clique no link: TV Câmara Alagoinhas
Ascom – Câmara Municipal de Alagoinhas
Fotos – Jhô Paz


























