A vereadora Jaldice Nunes destacou, em pronunciamento na sessão de ontem (23), a organização da 4ª edição da Feira de Empreendedorismo. A parlamentar, que destinou emendas para o evento, informou que dois encontros preparatórios já ocorreram na Câmara, focados em capacitação.

“As empreendedoras já começam a tratar sobre a importância das redes sociais a favor do seu negócio, inclusive a formação de preço de venda para que elas possam ter lucro”, explicou. Ela agradeceu o apoio de parceiros como Gessica Ronise responsável pelos treinamentos, e o CrediBahia, anunciando novos encontros na Secretaria de Desenvolvimento Econômico nos dias 5 e 12.

Espaços

Em relação a outro tema, a vereadora informou ter protocolado um pedido de audiência pública para debater “como são concedidas as autorizações para as construções e uso de empreendedores no nosso município”.

Para ilustrar o problema, Jaldice Nunes exibiu fotos da “Casa dos Conselhos”, um espaço público onde funcionava o CrediBahia (durante seu período como subsecretária) e os conselhos de Educação e Alimentação. Hoje, o local é ocupado por uma loja privada de roupas de ginástica.

A vereadora questionou os critérios para essa cessão, feita pelo ex-prefeito Joaquim Neto e mantida pela gestão atual. “Muda o governo, muda o gestor e continua a prática de conceder espaços públicos para empreendedores e empresários, e qual critério?”, indagou, cobrando transparência no uso do patrimônio municipal.

Críticas

Jaldice Nunes também criticou a situação do Hospital Materno-Infantil, apresentando fotos da unidade decorada para o Halloween, com “fantasmas, aranhas, bruxas”.

“Nada contra isso daí, mas eu na condição de mulher e de mãe, eu não me sentiria bem”, declarou. “A gente vai ter um neném, aí está lá fantasma pendurado. Eu acredito que esse ambiente, ele deve ser plotado e enfeitado com coisas que tragam vida, que tragam esperança.”

Ela também relatou problemas na gestão da IGI, que administra a unidade há quatro meses, citando que o último FGTS dos funcionários foi pago em julho e que a qualidade da alimentação (frango, soja, isca de fígado) permanece baixa.

Diante das “várias ligações” sobre alagamentos, a vereadora propôs o resgate do projeto “Bueiros Ecológicos”, do ex-vereador Gilson do SAAE. O sistema, que funciona como uma peneira, reteria o lixo sólido, facilitando a limpeza e evitando o entupimento das vias.

Ao final, a vereadora ainda mencionou a “Caminhada dos Idosos”, seu engajamento no Lions Clube e a necessidade de reforçar a segurança na Câmara Municipal.

Para assistir a sessão na íntegra, clique no link: TV Câmara Alagoinhas

Ascom – Câmara Municipal de Alagoinhas

Fotos – Jhô Paz