A vereadora Luma Menezes apresentou, na sessão desta quinta-feira (30), um pacote legislativo focado em preparar a rede de ensino de Alagoinhas para os impactos das mudanças climáticas. As propostas visam criar mecanismos de integração entre as escolas (públicas e privadas), a Secretaria de Educação e a Defesa Civil.
A iniciativa é composta pelo Projeto de Lei de número 84, que trata da “comunicação de riscos e prevenção de desastres” no ambiente escolar, e pela Indicação de número 151, que sugere a instalação de um “Alerta-Clima na escola”.
Em seu discurso, a vereadora destacou que, embora Alagoinhas não sofra com grandes desastres naturais, o município não está imune aos efeitos climáticos. “Isso não significa dizer que nós não estamos sob risco de receber os efeitos dessas mudanças”, alertou, citando especificamente “as ondas de calor e como isso afeta o ensino na sala de aula”.
O objetivo central dos projetos é mudar a lógica da gestão pública, tirando o foco da reação e movendo-o para a prevenção.
“Muitas vezes os agentes públicos agem dentro de uma realidade já catastrófica. O problema já aconteceu, já está aí, como nós vamos resolver?” questionou. “A ideia desses projetos é que a gente possa pensar na perspectiva de prevenção. O que nós podemos fazer para prevenir que esse problema aconteça?”
Segundo a vereadora, a criação de uma força-tarefa entre o poder público e a comunidade escolar – incluindo familiares – é essencial para o reconhecimento do território e para “evitar maiores problemas, porque quando o problema vem, o impacto, principalmente na vida das pessoas, às vezes são irreversíveis”.
Para assistir a sessão na íntegra, clique no link: TV Câmara Alagoinhas
Ascom – Câmara Municipal de Alagoinhas
Fotos – Jhô Paz





































