Na sessão da última quinta-feira (10), a vereadora Raimunda Florêncio (PSD) fez um balanço dos primeiros 100 dias da gestão do prefeito Gustavo Carmo (PSD), destacando avanços na área da educação e reforçando a importância de maior atuação das secretarias municipais nas periferias da cidade.

“Não foram 100 dias em vão”, afirmou a parlamentar, ao destacar o empenho da secretária de Educação, Rita Bastos. Segundo a parlamentar, a pasta tem se dedicado desde o início do ano letivo com ações como a entrega de kits escolares, livros, avaliações diagnósticas, entre outras iniciativas. “Ela perdeu o carnaval, perdeu as festividades, para cumprir com a responsabilidade dela em Alagoinhas pela educação do município”, disse.

A vereadora também comentou sobre a escassez de professores, explicando que o município enfrentou pedidos de demissão, aposentadorias e licenças médicas. Ela informou que o resultado da seleção para novos docentes já foi divulgado e deve suprir parte da demanda.

Além da educação, a vereadora registrou suas preocupações com a mobilidade urbana. Disse ter cobrado da Superintendência Municipal de Trânsito a melhoria na pintura das faixas de pedestre, criticando a prática anterior de usar tinta à base de cal. “O superintendente me garantiu que não. Dessa vez a chuva não vai levar faixa nenhuma”, relatou. Também pediu intervenções na entrada da Rua Quintino Bocaiúva (Jardim Pedro Braga), próximo ao Senai, onde o trânsito estaria “incontrolável”. Para a vereadora, a presença de um engenheiro de tráfego é essencial para pensar soluções. Ela ainda solicitou a instalação de sinais sonoros para pessoas com deficiência visual.

Apesar de reconhecer o esforço de parte da gestão, a parlamentar deixou claro que há muito a ser feito. “O prefeito não está dormindo, viu gente? Ele acorda com os passarinhos”, brincou. Por outro lado, a vereadora criticou secretários que, segundo ela, não têm saído de seus gabinetes para fiscalizar as demandas da cidade. “Se não puderem, há uma equipe enorme de pessoas: diretores, coordenadores. Devem estar nas periferias para averiguar as diversas questões, como o descarte de lixo e o sistema de esgoto”, cobrou.

Por fim, a vereadora Raimunda Florêncio citou o secretário de Manutenção, Cláudio Espinheira, como exemplo positivo de atuação, mas reforçou a necessidade de mais fiscalização. “Tem feito um trabalho muito bom em Alagoinhas. Mas precisa colocar sua equipe nas ruas”, concluiu.

Ascom CMA

Foto: Jhô Paz