Em pronunciamento na sessão de ontem (23), a vereadora Raimunda Florêncio reforçou a necessidade de implementação da Indicação 090/2025, de autoria do vereador Gleyser Soares. Lida em 20 de maio, propõe a adoção de um modelo para a substituição gradativa de veículos de tração animal por motos adaptadas com carroceria, visando garantir a dignidade dos trabalhadores e a proteção dos animais no município.
A vereadora enfatizou a urgência da pauta, destacando a situação de vulnerabilidade dos animais. “A carga que colocam em cima daqueles animais faz pena”, declarou Raimunda Florêncio, cobrando maior fiscalização sobre os carroceiros que excedem o limite de peso, prejudicando os animais.
Como exemplo de viabilidade, a parlamentar citou o projeto “E-Coletas”, implementado em Maceió (AL), onde a prefeitura forneceu triciclos elétricos para substituir as carroças.
Raimunda Florêncio detalhou uma estratégia de transição para os trabalhadores, sugerindo a avaliação de três grupos distintos: carroceiros habilitados (CNH), aptos a operar os novos veículos; carroceiros sem CNH por motivos financeiros (nestes casos o município promoveria treinamento e acesso à “CNH Social”); carroceiros com 65 anos ou mais (o município auxiliaria no cadastramento para o benefício BPC Loas).
Segundo a vereadora, a implementação de um modelo similar ao “E-Coletas” em Alagoinhas teria como objetivos principais oferecer segurança na coleta do lixo, fomentar cooperativas de reciclagem, profissionalizar a prestação do serviço e, fundamentalmente, inibir os maus-tratos dos animais”.
Ao concluir, Florêncio reiterou que seu pronunciamento visava reforçar a necessidade da indicação do colega, ciente de que a proposta gera custos e que caberá à prefeitura analisar a viabilidade de sua execução.
Para assistir a sessão na íntegra, clique no link: TV Câmara Alagoinhas
Ascom – Câmara Municipal de Alagoinhas
Fotos – Jhô Paz





























