Sob a coordenação do Conselho Deliberativo e da Diretoria Executiva do Sebrae Bahia, Alagoinhas recebeu, na tarde desta terça-feira (15), o seminário “Perspectivas e Oportunidades de Negócios para o Desenvolvimento Econômico Regional”, com a participação da Prefeitura, lideranças empresariais, representantes do poder público e instituições estratégicas.

Representando o prefeito Gustavo Carmo, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Deraldo Alves Carlos, destacou a relevância da parceria entre o Sebrae e o município. “Alagoinhas está de portas abertas para o Sebrae, que é um parceiro fundamental para o nosso território. Um exemplo é o Projeto Cidade Empreendedora, no qual a entidade contratou uma consultoria para nos apoiar na criação da Casa do Empreendedor”, informa.

De acordo com os organizadores, o evento tem como objetivos estimular o diálogo, compartilhar experiências e fortalecer alianças entre os municípios do interior baiano. O superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, elogiou a iniciativa e ressaltou a conexão entre as cidades participantes.

“Essa aproximação amplia o conhecimento sobre as características e necessidades de cada região, permitindo um atendimento mais efetivo. O Sebrae completou 53 anos e, após décadas focando na qualificação do gestor e na estruturação das empresas, percebemos que o ambiente em que o micro e pequeno empresário atuam também precisa ser favorável. Por isso, reforço que tudo o que fazemos em conjunto tem maior impacto. O Sebrae permanece de portas abertas para Alagoinhas, sempre buscando alinhar ações para impulsionar a economia local”, diz.

O Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae Bahia reúne representantes de diversos segmentos produtivos, como Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Caixa Econômica, Governo do Estado (via Secretaria de Desenvolvimento Econômico), Governo Federal (via Sudene), Universidade Federal, além das federações da Indústria, do Comércio, da Agricultura e o Instituto de Educação.

“O nosso conselho é plural e, para falar em nome da sociedade, é fundamental ouvi-la. Defendemos a descentralização da economia baiana, permitindo que o interior tenha mais oportunidades de crescimento, geração de emprego e renda. Este é um momento para ouvir mais e falar menos, identificando as principais demandas e desafios enfrentados pela indústria, comércio, serviços e agricultura em Alagoinhas e região”, explica o presidente do CDE e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), Humberto Miranda.

Segundo ele, a escolha de Alagoinhas como sede do seminário se deve ao papel estratégico do município como polo econômico. “É fundamental a participação da Prefeitura, trazendo suas perspectivas e necessidades, para que possamos, com o conhecimento das diversas instituições do Conselho, promover um desenvolvimento regional sustentável. Esse é o caminho para uma Bahia mais próspera, com melhores condições de vida e oportunidades para todos os baianos”, conclui.