A pesquisa Seculus divulgada na manhã deste domingo, 22, que traz os mais recentes números sobre a disputa eleitoral em Alagoinhas caiu como uma bomba na campanha do ex-prefeito Paulo Cezar.

A pesquisa coloca Gustavo Carmo com 44,65%, enquanto Paulo Cezar aparece com 32,27%. Uma diferença de 12,38%, há 15 dias das eleições.

Acompanhando a série histórica das pesquisas realizadas pelo instituto iniciada em abril, Paulo Cezar caiu 22,25%. Saindo de seus 55,52% para os atuais 32.27%. Uma tendência acentuada de queda que já havia sido identificada na segunda pesquisa Seculus, realizada em agosto, quando Paulo Cezar apareceu com 37,63%. Isso levando sempre em consideração o cenário espontâneo da pesquisa.

No sentido inverso, Carmo apresenta uma trajetória ascendente, saindo de 19,90% para os atuais 44,65%. Com a tendência de crescimento já verificada na pesquisa Seculus de agosto quando apareceu com 26,76%.

Mais importante do que os números, é a trajetória de cada candidatura durante a campanha. Uma em ritmo acentuado de queda, enquanto outra em ritmo acentuado de crescimento.

E cá pra nós, a queda de Paulo Cezar nas pesquisas não traz nenhuma surpresa, é reflexo do que a sua candidatura vem apresentando, ou melhor, do que não vem apresentando.

Além dos inúmeros casos de corrupção ao qual responde, a sua campanha é um verdadeiro vazio de ideias e demonstra um verdadeiro desprezo aos principais meios de exercício da democracia como as discussões e debates. Há um claro esforço da candidatura Paulo Cezar em despolitizar o eleitor, diante da sua total incapacidade de apontar soluções para os problemas da cidade.

Além disso, desde o início da sua campanha, Paulo Cezar vem perdendo inúmeros apoios, em meio a acusações de falta de cumprimento de acordos e desorganização de sua coordenação de campanha.

Qual fato novo aconteceu na campanha de Paulo Cezar que pudesse lhe garantir votos? Nenhum.

Ao contrário, volta e meia é desmentido publicamente diante de inúmeras divulgações de fake news. Foi desmentido publicamente pelo atual prefeito Joaquim Neto, pelo presidente do Atlético de Alagoinhas, Albino Leite, e até pelo representante da Justiça Eleitoral de Alagoinhas. Diante desses fatos, na realidade, sua presença no processo eleitoral causa um verdadeiro constrangimento aqueles eleitores que querem discutir com seriedade o futuro de seu município.

Diferente de sua postura, os demais candidatos vem buscando dar uma melhor qualidade ao pleito. Ednaldo Sacramento, Pastor Lins, Catarino Pinto, Leandro Sanson e Gustavo Carmo.

A esses se devem as realizações de debates e sabatinas durante esse pleito e as discussões detalhadas dos problemas e soluções da cidade.

É evidente que a estrutura de campanha e o leque amplo de apoios tende a favorecer o candidato governista, o que vem, inclusive sendo retratado na pesquisa. Porém é preciso observar e respeitar os anseios do eleitor consciente, o que vem sendo exercitado pelos citados.

Paulo Cezar, através da pesquisa Seculus, se depara com as consequências de seus atos e relembra o que diz a máxima ” Quem planta vento, colhe tempestade”.

A pesquisa é um alerta. Se nada mudar nos próximos dias, a tendência é uma piora do cenário.

Escrito por Caio Pimenta, advogado, âncora do programa Primeira Mão, da radio Ouro Negro 100,5 FM. Ele também escreve sua coluna no site News Infoco, do qual é editor- chefe e dirige a radio web 2 de julho.