Bancada do programa Primeira Mão avalia como positivo primeiros nomes a compor secretariado do prefeito eleito de Alagoinhas, Gustavo Carmo

0
324

Na avaliação da bancada do programa Primeira Mão, da rádio Ouro Negro 100.5 FM, sobre o secretariado anunciado pelo prefeito eleito Gustavo Carmo na última sexta-feira(22), ficou claro que o grupo foi composto sob um critério técnico, observando-se o currículo mesmo que determinado por indicação política. Contudo, Chico Reis, comentarista politico do programa, com toda a sua experiência como ex-prefeito da cidade, foi ao ponto: Em sua opinião Gustavo montou uma equipe competente, mas sobre a qual ele tenha liderança plena. No caso, não escolheu nenhum político renomado para as vagas de secretário.

A lista tem nomes conhecidos e experimentados na gestão pública como Antônio Virgìnio, que assume como secretário de Saúde, com passagem pela Dires 3 e Rita Bastos, secretária de Educação, egressa da antiga Direc, ambos indicação do PT. Uma terceira sinalização petista é a de Renavan, cotado para ocupar a direção do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE.  Dois dos escolhidos saíram da Câmara de vereadores, Anderson Baqueiro, secretário de Governo e Juracy Nascimento, chefe de Gabinete. Tanto José Gomes, quanto Caio Pimenta, outros dois integrantes da bancada, disseram não conhecer vários dos indicados, o que os levou a se colocarem em posição cautelosa, dizendo ser necessário esperar os primeiros resultados para fazer uma avaliação mais embasada. Mesmo entre os mais conhecidos, poucos têm experiência direta com a condução de secretaria do executivo municipal, nível que possui certa complexidade.

Chico Reis mais uma vez nota algo realmente relevante, considera que não se consegue perceber a influência de Joaquim Neto na montagem do primeiro escalão. Se foi algo combinado entre Gustavo e ele, mostra uma atitude de grande espírito público. Lembra que Judélio Carmo, pai de Gustavo, agiu desta forma para com ele, deu-lhe liberdade para compor o secretariado. Reis ainda fez uma ressalva quanto à importância de se manter uma boa relação com a oposição, mesmo eventualmente minoritária.

Para Caio Pimenta o que existe de positivo e inovador no ato de definição do grupo de trabalho está na estrutura administrativa, mais que nos nomes. Antigas secretarias ganharam novas atribuições e outras foram desmembradas. Administração assume a competência da inovação tecnológica. Planejamento fica responsável pela captação de recursos. Infraestrutura passa ser Secretaria de Obras e Projetos. Desenvolvimento Econômico, cuidará de emprego, algo um tanto quanto óbvio, quase redundante, mas que visa a busca de qualificação como ferramenta de atração de investimentos e determinante para gerar renda qualificada. A cereja do bolo quanto à inovação fica por conta da Secretaria de Eficiência e Ação Governamental, algo parecido com o cargo que Elon Musk vai assumir nos EUA.

Uma certa incoerência foi observada por Caio Pimenta nos critérios de escolha de Carmo. Este afirmou que não destinou nenhuma secretaria para seu vice, Luciano Sérgio, pela necessidade de contemplar a demanda dos partidos aliados, mas colocou na Secretaria de Planejamento e Captação de Recursos, a primeira dama, Lianne Carmo. A Secretaria de Obras e Projetos ficará com Maria das Graças, uma das poucas com experiência comprovada. Na secretaria de Desenvolvimento Social permanece o interino de Ludmila Fiscina, Rui Brito, na “antiga” Secretaria de Assistência Social.

Concordando com Caio Pimenta, quando afirmou que a Secretaria de Governo passou a ter uma função de assessoria da chefia de Gabinete, ocupada por Raimundo Queiroz, Gomes destacou que a pasta tem que ser a de maior relevância, pois é a que tem por função articular as demais, levantar prioridades e controlar os investimentos, além de fazer a ponte entre o prefeito e sua equipe. O ex-vereador deixou uma advertência: “que o cargo não  lhes suba a cabeça e que se afastem da soberba”. Chico arrematou: “Que se lembrem sempre daqueles que esperam da ação do governo, a oportunidade de conseguir seu ganha-pão”.

 

Por Paulo Dias para o site News Infoco