Nova plataforma visa acelerar esforços no combate à corrupção

0
253

Fórum Econômico Mundial, por meio da sua iniciativa Partnering Against Corruption Initiative (PACI), anunciou o lançamento da plataforma Tech for Integrity (T4I), ferramenta que visa acelerar esforços no combate à corrupção.

O objetivo é prover ferramenta para reduzir o tempo necessário para que uma ação cause impactos negativos a organizações. A plataforma conta com parceria dos bancos Citi e Inter-American Development Bank, além da associação alemã Transparency International.

Olivier M. Schwab, diretor-geral e head de business engagement do Fórum Econômico Mundial, explica que a iniciativa partiu de um trabalho da PACI, que há mais de 14 reúne CEOs para iniciativas de transparência. Segundo ele, o foco era atuar em três principais frentes: comportamento (criando espaço para diálogo), disseminar políticas, bem como pensar em soluções tecnológicas para ajudar.

O terceiro ponto motivou o desenvolvimento da plataforma, que basicamente conta com três pilares.

O primeiro deles é o chamado acelerador do conhecimento, uma espécie de repositório digital dinâmico de informações que visa promover a comunicação e a colaboração para aprofundar a compreensão de como as tecnologias podem enfrentar melhor a corrupção.

O segundo deles é o laboratório de sinergia, que pretende ajudar líderes de governo, empresas e sociedade civil a identificar suas necessidades específicas e conectá-los com soluções tecnológicas mais apropriadas para atender a essas necessidades. Ou seja, quando uma organização tiver problemas de transparência, ela pode procurar a plataforma e encontrar provedores de tecnologias que atendam sua necessidade.

Por fim, há as chamadas iniciativas de impacto, que visam compartilhar as melhores práticas em soluções disponíveis, avaliar os projetos de implementação existentes, bem como se envolver diretamente com esses projetos para demonstrar de forma efetiva como construir soluções no governo e processos comerciais para promover a confiança e a integridade.

LEIA MAIS: Brasileiros recorrem à inteligência artificial para combater a corrupção

Luis Alberto Moreno, presidente do Inter-American Development Bank, destaca que a iniciativa vem ao encontro do que busca empresas da América Latina. O executivo cita a operação Lava Jato, maior operação anti-corrupção da história do Brasil. “Hoje a América Latina não vê outro problema maior do que confiança. 62% das pessoas da região acham que corrupção vai piorar”, comenta.

A ferramenta está disponível neste link.

Desenvolvimento

A plataforma T4I é fruto do projeto Future of Trust e Integrity do PACI. No ano passado, o Citi, em colaboração com parceiros do setor público e privado, criou e lançou o programa Tech for Integrity Challenge para criar soluções inovadoras para combater a corrupção. O banco contou com apoio de empresas como Mastercard, Microsoft, IBM, e PwC e o programa teve 1 mil inscrições. Foram selecionados 96 finalistas para apresentar suas ideias em seis dias ao redor do mundo.

Fonte:Idgnow