A economia brasileira registrou estagnação em fevereiro, segundo o Monitor do PIB da Fundação Getulio Vargas (FGV), divulgado nesta segunda-feira (14). De acordo com o estudo, o Produto Interno Bruto (PIB) teve variação de 0% na comparação com janeiro, já com ajuste sazonal — ou seja, desconsiderando os efeitos típicos do período.

A pesquisa, elaborada pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da FGV, serve como uma prévia mensal do desempenho da economia nacional, antes da divulgação oficial feita pelo IBGE.

Apesar da estabilidade no mês, houve crescimento de 2,7% em relação a fevereiro de 2024 e alta de 3,1% no acumulado de 12 meses. Ainda assim, os dados indicam uma desaceleração no ritmo de crescimento da economia brasileira.

Setores em desaceleração

O consumo das famílias cresceu 2,7% no período encerrado em fevereiro, mas perdeu fôlego em relação ao trimestre anterior, quando a expansão havia sido de 4,8%. Já os investimentos, medidos pela Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), avançaram 8,2%, também em desaceleração frente aos 10% registrados até novembro.

As exportações foram o destaque negativo: queda de 2,8% no acumulado de 12 meses, após terem crescido 2,7% até novembro. O recuo foi puxado principalmente pelo desempenho dos produtos agropecuários e da indústria extrativa mineral.

Segundo a FGV, o valor monetário estimado do PIB em fevereiro foi de R$ 2,203 trilhões.

Bahia.Ba