Salvador vai receber a primeira edição do FutFestBol – Festival de Cinema de Futebol da Bahia, entre os dias 6 e 10 de agosto, no bairro dos Barris. O evento vai reunir 25 filmes produzidos por baianos ou sobre o futebol baiano, incluindo longas, médias e curtas-metragens, além de oficinas e painéis de debate.

Os ingressos são gratuitos e estão disponíveis na plataforma Sympla.

O evento será aberto oficialmente no dia 6, uma quinta-feira, das 19h30 às 21h30, com a “Resenha pré-FutFestBol”, um painel que acontecerá no bar Velho Espanha, com cineastas e produtores. No dia 7, sexta, das 14h às 17h, os estudantes do Colégio Estadual Senhor do Bonfim participam de uma oficina de narração esportiva com o jornalista Rainan Peralva.

As sessões de cinema acontecerão entre os dias 8 e 10, sempre na Sala Walter da Silveira. A primeira exibição será o documentário “Bahêa, Minha Vida”, de Marcio Cavalcanti, marcado para começar às 18h. O filme mostra a paixão dos torcedores do Esporte Clube Bahia. A película foi a mais assistida da filmografia de futebol da Bahia, com 74.857 ingressos vendidos, segundo a Ancine.

No sábado (9), haverá sessão com recursos de acessibilidade como audiodescrição e Libras. Os destaques são os curtas “Futebol Além dos Sentidos” e “Som das Redes”, que abordam a trajetória de atletas com deficiência, como Selmi Nascimento, multicampeão pelo Instituto de Cegos da Bahia.

No encerramento, domingo (10), o festival homenageia Sylvia Abreu, fundadora da Truque Produtora de Filmes, e exibe “O Último Jogo”, longa de ficção sobre rivalidade entre vilarejos, dirigido por Roberto Studart. Também será apresentado o curta “Dilma Mendes – Futebol e Raça”, sobre a técnica baiana que revelou a jogadora Formiga.

Bahia.Ba