O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) Alagoinhas continua a todo vapor nas obras de saneamento que, ao final, aumentará a capacidade de atendimento sanitário da cidade de 14% para 30%.

As obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 1), por exemplo, estão orçadas em R$6 milhões e contemplam diversos pontos estratégicos da cidade.

Esta medida terá um grande impacto na vida dos alagoinhenses, uma vez que as ruas Dantas Bião, Recanto da Lagoa, Conjunto Inocoop 3, os bairros Santa Terezinha e Jardim Petrolar, além das localidades da BR 110 E BR 101 serão beneficiados com a criação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) referente à região da Fonte da Bacia das Fontes dos Padres.

Atualmente, a construção – que contempla esgoto sanitário, estação elevatória, estação de tratamento e redes coletoras – está na fase de instalação do Digestor Anaeróbico de Fluxo Ascendente (DAFA).

O equipamento, cuja função é fundamental no processo de decomposição da matéria orgânica resultante das águas de esgoto, contabiliza o investimento de R$ 800 mil.

O crescimento considerável na porcentagem na cobertura de esgotamento – mais que o dobro do atual – se deve, em grande medida, aos esforços da atual gestão da autarquia, que em 2017, sob a direção de Maria das Graças Reis, conseguiu descongelar o recurso prestes a ser devolvido ao Governo Federal devido à falta de uso.

À época, assumindo a responsabilidade de retomar as obras e, em 2018, entregá-las finalizadas, o SAAE assumiu o desafio de colocar em prática um plano de ação – PAC 1, PAC 2 e Saneamento para Todos – cuja finalidade é, a rigor, transformar pra melhor a vida de quase nove mil famílias.

A previsão é de que, após a instalação do DAFA, a ser concluída logo mais no mês de junho, a autarquia passe para a execução da estação elevatória, leito de secagem e montagem de tubos.

O SAAE reforça que os problemas de abastecimento, vazamento e reclamações relacionados ao serviço, precisam ser registrados no sistema através dos canais oficiais de atendimento. É a partir desse registro que a demanda é direcionada ao setor responsável e é aberta a Ordem de Serviço (OS) para solucionar o problema.

Pensando no usuário, a autarquia disponibiliza, além do atendimento presencial no Posto de Atendimento (Rua Moreira Rego,9977, Centro ) outras duas maneiras de contato: WhatsApp e Call Center. Pelo aplicativo, basta enviar uma mensagem (75) 981804500; o retorno sempre é instantâneo. Pelo Call Center, é só ligar gratuitamente para 0800 702 7065.

ASCOM
Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE Alagoinhas
E-mail: ascom.saae@alagoinhas.ba.gov.br
Telefone: (75) 31826031
Redes Sociais
Facebook: www.facebook.com/saaedealagoinhas
Instagram: www.instagram.com/saaealagoinhas
Site: www.saae.alagoinhas.ba.gov.br

Fonte: SAAE SECOM Prefeitura