O jornalista e especialista em Marketing Politico, Maurilio Fontes, lançou dúvidas a respeito dos números apresentados pelo instituto Real Time Big Data na pesquisa de intenções de votos dd segundo turno para Governo do Estado da Bahia, divulgado no dia de hoje(13) pela TV Record.
De acordo com a pesquisa Real Time Big Data, ACM Neto e Jerônimo Rodrigues estão empatados com 50% dos votos cada. O instituto diz ter ouvido 1.200 eleitores de 10 a 11 de outubro de 2022. A margem de erro é de 3 p.p.
Maurilio Fontes é especialista em Marketing Político, tendo coordenado várias campanhas eleitorais desde 1980, sendo a mais recente, a campanha vitoriosa do atual prefeito de Alagoinhas, Joaquim Neto, em 2020. Ele participou como comentarista da Apuração dos Votos do 1ª Turno das eleições 2022 da rádio Ouro Negro 100,5 FM no último dia 02 de outubro.
Em artigo publicado no site Alagoinhas Hoje, Maurilio, em tom de ironia, questionou os números, “milagre de Neto?”. O milagre seria a capacidade de Neto de alcançar os mais de 700 mil eleitores de diferença para Jeronimo Rodrigues registrados pelas urnas no último dia 02 de outubro, num cenário completamente desfavorável para o ex-prefeito de Salvador. A cada dia, mais prefeitos anunciam a retirada de apoio a Neto em favor de Jerônimo.
“Aposto tudo que aprendi na pós-graduação em Marketing Político, Mídia, Comportamento Eleitoral e Opinião Pública (UCSAL-2006) e nas campanhas que coordenei desde a década de 1980 que a pesquisa não retrata, pelas questões levantadas acima, a realidade da eleição para o governo do estado.”, afirma Maurilio Fontes.
Para Maurilio, “o índice de Neto é “big” demais para ser verdadeiro”, já que para os números apresentados pela Real Time Big Data refletirem a realidade seria necessário um crescimento de 25% no número de eleitores de ACM Neto, em apenas 10 dias. Isso significa que em 10 dias, com todas as defecções em sua campanha, ACM Neto teria capturado todos os eleitores de João Roma, que alcançou 9,08%, e ainda outros votantes. Obteria no segundo turno 4.064.934 votos, somando em menos de 15 dias 748.223 votos àqueles alcançados no primeiro turno.
“A chance probabilística deste cenário “tão netista” acontecer é zero.”, vaticina Maurilio Fontes
Por Caio Pimenta para o News Infoco





































