O presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira (PI), afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve escolher entre Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, e Ratinho Jr. (PSD), governador do Paraná, para apoiar na disputa presidencial de 2026.
“Se fosse hoje, vejo dois candidatos viáveis: Tarcísio e Ratinho Jr.”, disse Ciro em entrevista ao jornal O Globo. Segundo o senador, Bolsonaro deve anunciar até janeiro o nome que representará a direita na corrida pelo Planalto.
“Acredito que ele já decidiu. Defendo que comunique isso em dezembro para ser anunciado em janeiro. Quem vai ser, só ele sabe. Eu imagino, mas quem tem legitimidade e autoridade para dizer é ele, o Flávio (Bolsonaro) ou até a Michelle (Bolsonaro), que tem contato direto com ele”, afirmou.
Lideranças do grupo político de Bolsonaro veem em Tarcísio de Freitas um perfil competitivo, embora o governador mantenha o discurso de que tentará a reeleição em São Paulo. Já Ratinho Jr. tem intensificado o diálogo com o centrão e é considerado uma alternativa mais viável diante da indefinição do paulista.
Bolsonaro, porém, tem sinalizado a aliados que pretende fazer o anúncio apenas em fevereiro de 2026, o que, na prática, fortalece a aproximação com Ratinho Jr.
A indefinição também trava as articulações políticas em São Paulo, criando um “efeito cascata” entre os pré-candidatos da direita, de Osasco à capital.
Para aliados do ex-presidente, a definição não envolve apenas o nome do candidato, mas também o timing político necessário para consolidar alianças e garantir uma campanha presidencial competitiva.





































