Além do vereador de Alagoinhas, Luciano Almeida, o grupo do deputado federal Paulo Azi em Alagoinhas estuda lançar uma candidatura feminina para disputar uma vaga na ALBA em 2026, sendo as principais opções as vereadoras Jaldice Nunes e Luma Menezes.
As articulações visam, por um lado, ajudar o deputado federal Paulo Azi em sua reeleição com as chamadas “dobradinhas” e, por outro, superar uma cada vez mais provável saída do ex-prefeito Paulo Cezar do grupo. Nos bastidores, já é dada como certa o retorno de Paulo Cezar à base do governo do estado, comandado na Bahia pelo PT.
Luciano Almeida, que exerce o seu terceiro mandato consecutivo como vereador na cidade e ocupa a 1ª secretaria na mesa diretora da Câmara Municipal, já lançou sua pré-candidatura a deputado estadual e até aqui conta com a chancela do líder do grupo politico do qual faz parte há décadas.
Já Jaldice Nunes, uma das opções femininas, exerce o seu segundo mandato como vereadora, é uma aliada histórica do deputado Paulo Azi na cidade e tem grande apelo na zona rural e entre o público feminino.
A outra opção feminina é Luma Menezes, líder da oposição na Câmara de Vereadores. Ela foi candidata a deputada federal em 2020 pelo PDT e chegou próximo de superar a votação deputado Paulo Azi no município. No ano passado esteve junto com Paulo Azi na campanha municipal, quando apoiaram a candidatura derrotada de Paulo Cezar à prefeitura de Alagoinhas. Com o rompimento do deputado federal Felix Mendonça Jr, presidente estadual do PDT e até então seu líder politico no estado, e o ex-prefeito de Salvador ACM Neto, Luma resolveu aderir ao grupo do deputado Paulo Azi, mesmo ainda estando no PDT, partido do qual busca se desfiliar sem o risco de perder o seu mandato como vereadora.
A candidatura de uma mulher à deputado estadual é vista pelo grupo como essencial para atrair o voto do eleitorado feminino, cada vez mais engajado na politica.
Além disso, com a saída de Paulo Cezar, abre-se a oportunidade para que um dos 3 possa vir a ser o nome do grupo para disputa para prefeitura da cidade. Neste ponto, uma candidatura a deputado estadual pode apontar a capacidade eleitoral dos mesmos.
Por Caio Pimenta para o News Infoco






























