Em pronunciamento na sessão desta quinta-feira (30), o vereador Thor de Ninha abordou desde o resgate da história ferroviária da cidade até cobranças por segurança no trânsito, habitação popular e melhorias no atendimento do Planserv em Alagoinhas.
O destaque inicial do discurso foi a celebração do evento de inauguração da “Estação de Memórias”, na Estação de São Francisco. O projeto, fruto de uma parceria entre a Fundação Iraci Gama (FIGAM), a VLI e outros parceiros, foi elogiado por resgatar a história da ferrovia ouvindo as pessoas.
Thor de Ninha se emocionou ao destacar um espaço dedicado à sua prima, Dona Susu. “Uma mulher negra, que passou muita dificuldade, mas com o fruto do seu trabalho, conseguiu construir toda a sua família”, descreveu. Ele explicou que ela não era ferroviária, mas vendia produtos aos viajantes e trabalhadores, e celebrou o reconhecimento: “Fiquei muito feliz em ver a minha prima, que tem o seu nome lá registrado”, afirmou.
No campo das demandas urbanas, o vereador fez um apelo direto ao superintendente de Trânsito, Pedro Sobral, pela instalação “o mais rápido possível” de um redutor de velocidade (quebra-molas) na Rua 15 de Novembro, próximo à Coopercar. “Aquela via tem sido fruto de muitos acidentes. O número de acidentes ali é muito grande”, alertou.
Sobre habitação, Thor relatou ter participado de uma reunião no bairro Mangalô, organizada pela Associação de Moradores, para tirar dúvidas sobre o programa Minha Casa Minha Vida. Ele confirmou que o município receberá 400 casas e que o objetivo da reunião foi orientar a população sobre documentação e o futuro processo de inscrição online, visando “reduzir o déficit habitacional” da cidade.
Por fim, o parlamentar cobrou melhorias no Planserv. Ao parabenizar o vereador Darlan pela luta sobre o tema, Thor reforçou que, além das discussões do Governo do Estado sobre custos, é urgente melhorar a rede de atendimento no interior. “Em Alagoinhas nós temos muita dificuldade. A gente precisa ampliar o atendimento do Planserv aqui no nosso município”, concluiu.
Para assistir a sessão na íntegra, clique no link: TV Câmara Alagoinhas
Ascom – Câmara Municipal de Alagoinhas
Fotos – Jhô Paz





































