A banda de Salvador Calibre Rock subiu ao palco do Bahia Beer na noite da última sexta-feira (07) para mostrar versões muito próprias de rock nacional. A plateia interagiu bastante com a banda soteropolitana que já está há 15 anos ocupando seu espaço no universo de um segmento consolidado, embora com seu auge no Brasil entre os anos 80 e 90. O show teve participação especial do forrozeiro Jairo Barbosa, cantando rock muito à vontade.
Pela primeira vez se apresentando em Alagoinhas, comandados pelo vocalista Chicão – o Francisco Fidalgo, eles fizeram uma boa seleção deste período, tocando desde Legião Urbana com músicas como “Ainda é Cedo” passando por Cazuza, com destaque para “Malandragem”, imortalizada na voz de Cássia Eller. Não faltou Titãs e houve muito de Charlie Brown Jr.
Chicão, o vocalista, guitarista e fundador da banda, gostou a organização do Bahia Beer, festival do qual ouvia falar e que já lhe despertava certa curiosidade, mas ficou mesmo impressionado ao ver que em Alagoinhas tem um público muito grande adepto do rock e bastante participativo. Teve oportunidade de conferir o show de Hiran Fernandes, quando constatou que em Alagoinhas também se faz boa música.
A banda Calibre Rock produz um rock com muita atitude, gosta do pop rock, mas o interpreta sob a influência do punk, preferência de Chicão e do heavy metal apreciado pelo baterista Marcos Trinchão, que é também um dos fundadores da banda junto com Alexandre K. A pegada é visceral, por isto deve ter agradado ao público local adepto de uma levada mais hardcore. Completam a sonoridade inusitada e bem-vinda Luis Campos, na guitarra solo, Beto Garrido, o mais pop do grupo, nos teclados e Alexandre Piaf, o baixista.
Formar uma banda era um desejo de juventude, que se concretizou, quando já estavam com filhos e tudo… Chicão tinha uma casa noturna com som ao vivo. Alexandre K era o designer contratado para dar identidade visual ao empreendimento. MarcoTrinchão, um amigo que sempre encontrava na porta da escola onde estudavam suas respetivas filhas. Assim nasceu na capital do axé músic, mas também na terra de Raul Seixas e Marcelo Nova, a Calibre Rock.
Em Alagoinhas não tocaram suas músicas autorais, deixaram o público na curiosidade. Certamente na próxima apresentação, que pode ser antes do Bahia Beer 2026, mostrarão suas composições como “Filha” criada por Chicão, inspirada em sua experiência como pai.
Por Paulo Dias para o News Infoco





































