O instituto de pesquisa Real Time Big Data divulgou, na quarta-feira (26), que cerca de 50% dos baianos têm desaprovado o governo de Jerônimo Rodrigues (PT), atualmente ocupando o cargo de chefe do executivo do Estado da Bahia. A mesma pesquisa revelou que 48% do eleitorado têm aprovado a gestão do petista.

A pesquisa entrevistou cerca de 1200 pessoas, entre os dias 24 e 25 de novembro, e tem uma confiabilidade de 95%. Aprovação e desaprovação estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro, que é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

De acordo com a pesquisa, a maioria dos eleitores apontou que Jerônimo tem o pior desempenho entre os últimos três governadores da Bahia. O atual líder do Estado aparece com 11%, em comparação aos também petistas Jaques Wagner e Rui Costa, que aparecem com uma aprovação de 24% e 58% respectivamente.

Sobre a situação da Bahia, em relação ao resto do Estado, 41% dos entrevistados afirmaram que a Bahia está em uma situação pior do que o restante do país, enquanto apenas 19% afirmaram que o Estado tem apresentado índices melhores em comparação ao resto do Brasil. Já para 37% deles, a situação está igual.

Desaprovação oscilou para cima

Em comparação com a pesquisa do mesmo instituto, feita em setembro deste ano, a desaprovação de Jerônimo oscilou para cima, saindo de 49% para 50%. Já a aprovação também oscilou, mas para baixo, caindo um ponto na pesquisa de novembro em relação aos dados anteriores.

Ainda na quarta-feira (26), em entrevista oa bahia.ba, o governador da Bahia havia minimizado a pesquisa, após o levantamento que aparecia com atrás do ex-prefeito de Salvador (ACM Neto) na intensões de voto para as eleições de 2026. 

Bahia.Ba