A escola de samba Acadêmicos de Niterói foi rebaixada, na quarta-feira (18), após ficar em último lugar do grupo especial do Rio de Janeiro. A agremiação apresentou um samba enredo em homenagem ao presidente Lula. Após o rebaixamento, a primeira-dama, Janja da Silva, usou as redes sociais para reagir.

Segundo ela, nas publicações a qual compartilhou, “a arte não é para covardes”. A publicação ainda foi acompanhada de uma música que foi desenvolvida pela escola de samba. “Lute pra vencer (SIM). Aceite se perder. Se o ideal valer, nunca desista”, diz o trecho.

Janja estava marcada para participar do desfile da Acadêmicos de Niterói, em um dos carros alegóricos, ao lado de alguns atores e outras celebridades, membros da composição. No entanto, ela desistiu de participar, alegando que preferiria evitar qualquer perseguição política contra a agremiação.

A homenagem foi apontada por políticos ligados à oposição do governo Lula como uma propaganda política antecipada. Representações chegaram a ser feitas à justiça, mas foram negadas e a escola desfilou pela Sapucaí no domingo (15), abrindo a festa.

Bahia.Ba