No próximo dia 21 de março, a Oitto Imagem recebe a oficina “Tramas de Coragem”, uma experiência que integra arteterapia e biblioterapia para promover reflexão, criatividade e cuidado emocional. A atividade será conduzida pela arteterapeuta Maria Tereza Oliveira e pela escritora e jornalista Fernanda Carvalho.
A vivência tem como inspiração o conto “A Moça Tecelã”, da escritora Marina Colasanti, uma narrativa delicada e simbólica que aborda escolhas, autonomia e a coragem de reconstruir a própria história. As participantes serão convidadas a experimentar atividades expressivas que dialogam com a metáfora do tecer — fios que representam desejos, cicatrizes, caminhos, limites e recomeços.
Durante a oficina, literatura e arte se encontram para abrir espaço ao autoconhecimento por meio de práticas manuais e artísticas que vão além de finalidades estéticas. Pela biblioterapia, o contato com a narrativa literária desperta emoções, memórias e novas perspectivas sobre a própria vida. Já a arteterapia convida as participantes a traduzirem essas reflexões em formas, cores e imagens, permitindo que sentimentos e percepções ganhem expressão de maneira criativa e simbólica.
“A proposta da oficina é criar um ambiente acolhedor onde cada participante possa refletir sobre as tramas que compõem sua trajetória e reconhecer a coragem necessária para tecer novos caminhos”, explica Maria Tereza Oliveira.
A oficina também convida as participantes a olharem para esses fios com mais consciência, sensibilidade e liberdade criativa. “Assim como a personagem do conto, todos nós estamos constantemente tecendo nossa própria história. O que mais me encanta nesses encontros é como eles trabalham de forma sutil e potente questões individuais que, ao mesmo tempo, são tão comuns”, destaca Fernanda Carvalho.
As vagas são limitadas e o investimento é de R$ 120. A atividade não exige experiência prévia com práticas artísticas — apenas o desejo de se reinventar.




























