As vendas do comércio varejista na Bahia registraram queda de 2,2% na passagem de fevereiro para março de 2026, na comparação livre de influências sazonais. O resultado interrompe o crescimento observado entre janeiro e fevereiro, quando o setor havia avançado 2,9% no estado.

Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Apesar da retração, o desempenho negativo foi mais intenso do que o observado no país. No mesmo período, o comércio varejista no Brasil apresentou alta de 0,5%. Entre as 27 unidades da federação, apenas sete tiveram resultados negativos, e a Bahia registrou a maior queda no comparativo mensal.

Enquanto o estado apresentou recuo, algumas unidades da federação tiveram crescimento expressivo no período, como Maranhão (3,8%), Amazonas (3,7%) e Piauí (3,5%).

Crescimento na comparação anual

Na comparação entre março de 2026 e março de 2025, porém, as vendas do varejo baiano continuaram em alta, com crescimento de 6,3%. Com isso, o estado completou 12 meses consecutivos de aumento nas vendas, com resultados positivos desde abril de 2025.

O desempenho ficou acima da média nacional, que registrou alta de 4,0% no mesmo período. Entre as 24 unidades da federação com crescimento, a Bahia teve o 12º maior resultado, empatada com Santa Catarina (6,3%).

Os maiores avanços na comparação anual foram registrados em Pernambuco (14,2%), Distrito Federal (11,7%) e Rio Grande do Norte (9,4%). Por outro lado, São Paulo (-0,8%), Pará (-0,7%) e Mato Grosso (-0,1%) foram os únicos estados que apresentaram retração.

Resultados no trimestre e em 12 meses

Mesmo com a queda em março, o comércio varejista da Bahia mantém crescimento no acumulado do primeiro trimestre de 2026. No período, as vendas avançaram 4,5%, resultado superior ao registrado no Brasil (2,4%).

O desempenho coloca o estado com o 9º maior crescimento entre os 24 que tiveram resultados positivos, empatado com o Ceará (4,5%). Os maiores aumentos no trimestre foram registrados em Pernambuco (12,9%), Distrito Federal (7,7%) e Acre (7,5%).

No acumulado dos 12 meses encerrados em março, o varejo baiano também apresenta avanço, com alta de 3,9%, acima da média nacional de 1,8%. Entre as 27 unidades da federação, 23 registraram crescimento no período, liderados por Amapá (6,7%), Rio Grande do Norte (6,2%) e Santa Catarina (5,4%).

Bahia.Ba