A nova pesquisa Séculus divulgada na manhã desta quinta-feira, 01, pelo site Bahia Noticias trouxe preocupação para pré-campanha de Paulo Cezar. O instituto registrou um queda de mais de 23 pontos percentuais entre o inicio de abril, quando foi registrado a primeira pesquisa, e hoje quando foi divulgada a segunda.
Em pesquisa divulgada em 01 de abril, a Séculus apontava a liderança de Paulo Cezar no cenário estimulado com 61,04% das intenções de voto, tendo Gustavo Carmo como segundo na corrida registrando 23,75%. Leandro Sanson aparecia com 1,17%. A diferença de Paulo Cezar para o segundo colocado era de 37,29 pontos.
Agora, a mesma pesquisa apontou a queda dessa diferença para apenas 10,87 pontos. Na simulação estimulada, Paulo César continua na liderança, mas com 37,96%, seguido de Gustavo Carmo com 27,09% e Leandro Sanson (Novo) com 0,33%.
O derretimento de Paulo Cezar também foi verificado na pesquisa espontânea realizada pelo instituto. Em abril, o ex-prefeito Paulo César foi citado como a primeira opção de voto de 54,52% dos eleitores e Gustavo Carmo (PSD), candidato escolhido pela base do governo, foi citado por 19,90% do alagoinhenses. A diferença entre Paulo Cezar e Gustavo Carmo era de 34,62 pontos.
Agora, em agosto, Paulo Cézar tem a preferência de 37,63% do eleitorado. Ele é seguido de Gustavo Carmo, que alcançou 26,76%. Uma diferença também de 10,87 pontos.
Nos últimos dias a pré-campanha de Paulo Cezar tem sofrido com desistência de vários ex-apoiadores que o acusam de traição e não cumprimento de acordos. Exemplos dessa desistências são o ex-vereador Darlan Lucena, o empresário Hermano Oliveira, a médica Dra. Mariane Mercuri, o empresário Alfredinho Menezes, o advogado Antônio Barreto e o sindicalista Luiz Mattos. A pré-campanha de Paulo Cezar também tem sofrido desgaste com a cobrança da população pela falta de propostas para resolver os problemas da cidade.
Paulo Cezar, que está envolto a uma série de acusações de corrupção no período em que foi prefeito do município, tem evitado falar em sabatinas e debates. A mais recente ausência foi na sabatina realizada pelo programa Primeira Mão, da rádio Ouro Negro 100.5 FM. A ordem na pré-campanha é escolher a dedo os locais ao qual conceder entrevista, para evitar mais desgastes.
Para piorar a situação, Paulo Cezar vê o seu principal concorrente até aqui, Gustavo Carmo, encostar. Enquanto Paulo registra queda nas intenções de voto, Gustavo apresentou crescimento.
Para a produção da pesquisa, a Séculus realizou 600 entrevistas entre os dias 23 a 24 de julho. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4,0 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº BA-01906/2024.
Por Caio Pimenta para o News Infoco