A campanha de incentivo as vendas para este Natal em Alagoinhas começara amanhã, sexta-feira(22) com R$ 150 mil em vales-compra a serem sorteados, quase o triplo do oferecido no ano anterior. Para falar dessa edição da promoção de fim de ano, estiveram no programa Primeira Mão, o atual presidente do CDL, Yuri Azi e o presidente eleito Bruno Fagundes. No dia 10 de dezembro ocorrerá o primeiro sorteio, com R$ 30 mil de vale-compra como prêmio principal. Haverá posteriormente o sorteio de vales-compra no valor de R$ 15 mil cada para dois consumidores, R$ 5 mil para um grupo de quatro concorrentes e mais 20 vales no valor de R$3,5 mil, em um total de 27 contemplados. A vantagem desse modelo de incentivo é que as pessoas premiadas podem comprar o que quiser e o dinheiro fica no próprio comércio. Nesse Natal, a iniciativa vem ao encontro do reaquecimento da economia, já sentida pelo mercado local. Já na próxima sexta-feira(29) ocorre a Black Friday, data que já virou tradição para quem quer economizar.
Mesmo com o quadro de baixo crescimento(pós-recessão) no país, Yuri avalia que Alagoinhas se tornou um ponto fora da curva, sempre apresentando investimentos no setor comercial, quebrando o pessimismo de décadas passadas. A sustentabilidade de Alagoinhas se deve a muitos fatores, mas deve muito ao aumento da arrecadação de impostos com novas indústrias e novas lojas atuando no município, quadruplicando o orçamento público. O polo educacional e relativo à saúde também consolida a cidade como um centro de atração de pessoas de toda a região. Muitos empresários investem no mercado local, visando dar perspectivas para os filhos em idade de cursar o ensino superior.
A representatividade do CDL perante decisões da Prefeitura que têm impacto no comércio e na economia foi um dos pontos que Yuri destacou como um dos mais importantes na sua experiência a frente da entidade. Um assunto hoje muito discutido se refere à ampliação da Zona Azul, que já está em sua segunda etapa. A CDL acionou o Ministério Público, visando conter qualquer tipo de ampliação do serviço, que, de benéfico, poderia se tornar um fator negativo para o comércio. Haroldo Azi, âncora do programa, o questionou sobre a descarga de mercadoria realizada durante 24 horas, algo que merece estudos para melhor organização, pois o trânsito da cidade já tem horários de congestionamentos. Existem supermercados que interditam a rua com a manobra dos caminhões, isso pode causar transtornos e prejuízos, além de aborrecimento. Uma solicitação dos empresários do comércio, encampada pelo CDL, que teve desfecho positivo foi a retirada do micareta do centro da cidade.
Bruno Fagundes, o novo presidente, que deve assumir o comando da entidade em janeiro, falou que tem planos de fazer uma gestão de continuidade, realizando, primeiro, projetos que já foram discutidos com a categoria como a criação de uma cooperativa de crédito. Bruno também tenciona implantar o protesto de dívidas por meio digital, evitando a burocracia dos cartórios e realizar campanhas segmentadas como, por exemplo, a da volta às aulas. A entidade espera um final de ano proveitoso, com bom nível de contratação de funcionários temporários.
Um tema recorrente quando se fala em CDL diz respeito à capacitação, mas dessa vez não foi abordado. Um assunto pouco abordado relaciona-se com a questão da estética urbana, muitos lojistas não fazem sequer uma pintura na fachada de suas lojas, isso é muito evidente em prédios. Cuida-se da vitrine e do letreiro plotado, mas acima a pintura da loja está desbotada ou até suja. O comércio de Alagoinhas precisa rejuvenescer, se reinventar, do jeito que está é feio, com exceção da praça Rui Barbosa.
Por Paulo Dias para o News Infoco