A Taxa de Coleta, Remoção e Destinação de Resíduos Sólidos Domiciliares – TRSD, mais popularmente conhecida como taxa de lixo, pode começar a ser cobrada a partir do próximo mês(dezembro) em Alagoinhas. A informação foi revelada pelo comentarista do programa Primeira Mão, Chico Reis, na última terça-feira(16).
O tributo poderá ser cobrado junto com a tarifa de água e consta no rol de tributos criados com o novo código tributário aprovado pela Câmara de Vereadores no ano passado.
A possibilidade de cobrança de uma nova taxa em um período de queda de renda da população foi criticada por Chico Reis, que foi prefeito da cidade entre 1989 e 1992. Chico chamou a atenção para o excedente de arrecadação da prefeitura este ano, que supera o estimado pela Lei Orçamentária Anual(LOA) e a forma da cobrança da nova taxa, inclusa na fatura da conta de água. Para Reis, essa forma de cobrança visa ‘obrigar” a qualquer custo que o contribuinte pague o tributo, já que se não pagar a fatura poderá ter a água cortada.
Veja o comentário de Chico Reis sobre o tema no programa Primeira Mão:
Por Caio Pimenta com a colaboração de Paulo Dias para o News Infoco