Durante a sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos realizado na tarde de hoje(07) na Câmara de Vereadores de Alagoinhas não passou despercebida a fala do vereador oposicionista, Luciano Almeida(UB), em sua primeira manifestação do ano na Casa Legislativa.
Num recado diretíssimo aos secretários do prefeito Joaquim Neto, que assistiam a sessão no auditório da Câmara, o vereador disse que não se preocupassem, pois ele continuaria na oposição.
“O que tem isso demais Caio Pimenta???” É isso amigo leitor que muito provavelmente você esteja se perguntando… Mas calma, irei explicar.
Durante alguns meses, utilizando o vocabulário bolsonarista, o deputado Paulo Azi e o prefeito Joaquim Neto andaram “namorando”, ensaiando o retorno da aliança politica. Nas conversas, o grupo liderado por Azi trocaria a oposição pela base, em troca indicaria nomes para ocupar secretarias na Administração Municipal. Noticias de bastidores, inclusive, davam conta do interesse do vereador Luciano Almeida em assumir alguma secretaria de destaque. Acontece que todas as pastas já estavam ocupadas e, é claro, ninguém queria perder seu posto.
Não é preciso ser nenhum “gênio da lâmpada” para saber que houve grande desconforto de parcela considerável dos grupos que dão sustentação ao Governo Joaquim Neto e que veem na volta da aliança com o deputado Paulo Azi uma perda de espaço e influencia dentro da Gestão. Obs: E pela fala de Luciano Almeida, algumas mágoas ficaram.
Bem, no fim das contas o deputado Paulo Azi e o prefeito Joaquim Neto não chegaram a um denominador comum sobre o tamanho do espaço que seria ocupado e até aqui nada de formalização de aliança. Porém isso não significa que as portas estejam fechadas, muito pelo contrário, afinal 2024 é logo ali.
Por ora continua o mesmo. Metade do União Brasil na Câmara Municipal continua na base do prefeito Joaquim Neto, a outra metade da bancada do partido finge que é oposição. Quanto aos secretários municipais, estes podem respirar… Pelo menos por enquanto.
Escrito por Caio Pimenta, advogado, âncora do programa Primeira Mão, da radio Ouro Negro 100,5 FM. Ele também escreve sua coluna no site News Infoco, do qual é editor- chefe e dirige a radio web 2 de julho.